Fotografia | Da redação | 16/09/2016 10h37

Escolas Municipais ganham projeto de fotografia

Compartilhe:

Como o objetivo de fazer um resgate histórico e estimular diferentes percepções dos alunos, a partir desde mês as escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) recebem o projeto de fotografia “Espertar – mãos a lata e mãos a caixa”. Idealizado pelo fotografo três-lagoense Éder Medeiros, o projeto vai beneficiar crianças do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A técnica usada é a Pinhole, que significa buraco de agulha e que foi criada no século XIX. A utilização de uma câmera artesanal, que representa o princípio da câmera escura, tem como objetivo desmistificar o processo fotográfico, quase sempre associado à tecnologia.

Para a coordenadora da disciplina de Arte da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Vera Dutra, o projeto além de beneficiar os alunos, também contempla os professores. “Todos os professores que participaram da capacitação vão receber certificados. Já para os alunos, a expectativa já está grande, pois o projeto envolve a família, os professores e a comunidade”, explicou.

Etapas

A primeira etapa do projeto foi a capacitação dos professores de Arte, que vão aplicar a atividade com os alunos em sala de aula. Nesta fase o fotógrafo Éder Medeiros ensinou aso professores como confeccionar a máquina fotográfica, que pode ser feita com latas com tampa ou caixas de papelão ou madeira de diferentes tamanhos. Também foi utilizado tinta spray ou papel preto para forrar o interior, fita isolante sem brilho e prego e martelo para fazer o furo.

Com as câmeras prontas, os alunos vão trabalhar a captação das imagens e para isso, vão aprender noções básicas de enquadramento, cálculo simples de matemática e física, ensinando sobre o tempo de exposição para a fotografia.

Na sala de revelação itinerante, que vai passar por cada escola, os alunos vão aprender a revelar as fotos. A estrutura foi montada pelo fotógrafo Éder Medeiros com total vedação à luz, em ferro desmontável, equipada com bancada com os materiais de revelação. Os alunos também vão aprender em sala de aula a fazer uma moldura em papel para suas fotos. Ao final do projeto, será montada uma exposição com as fotos produzidas e as três melhores serão premiadas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS