Fotografia | Da redação | 15/04/2016 14h49

Dourados realiza 1ª mostra de fotos envolvendo autistas

Compartilhe:

Com objetivo de apresentar à sociedade de Dourados a vida diária de crianças e adolescentes autistas, a Prefeitura de Dourados, através da secretaria de Saúde e de Educação, em parceria com AAGD (Associação dos Autistas da Grande Dourados) e a fotógrafa Verônica Kupfer, realizam a 1ª mostra de fotos envolvendo autistas durante os projetos de musicalização, ecoterapia, atividades físicas e salas multifuncionais.

O evento acontece no Shopping Avenida Center, no centro de Dourados. Começou na quarta-feira e segue até dia 20 (quarta-feira da semana que vem).

A mostra registra através de fotos as rotinas de algumas das intervenções terapêuticas que as crianças e adolescentes autistas passam diariamente durante projetos que são promovidos pela AAGD e Secretaria Municipal de Educação.

Essa 1ª mostra de fotos tem como objetivo apresentar “o autista” um pouco da sua vida nas terapias. O foco da lente vai além do diagnóstico, demonstra a sociedade não somente o autismo mais a singularidade de cada criança e adolescente que tem um brilho nos olhos, que refletem a pureza de um sorriso, de lágrimas e sentimentos.

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, de imaginação e socialização. Essas manifestações podem ser mais ou menos intensas dependendo da gravidade com que se apresenta. As causas são ainda um desafio para a ciência. Autismo não tem cura, contudo muitos desses comportamentos podem ser amenizados por meio de uma série de intervenções.

A rotina de uma criança autista independentemente do grau do qual ela foi diagnosticada é permeada por terapias e atividades que vão promover as habilidades. Focando nas habilidades sociais, comunicativas, adaptativas e organizacionais.

Estas intervenções são específicas para cada autista, já que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) tem em sua complexidade a característica da individualidade cada autista se apresenta de forma única, todos são diferentes entre si.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS