Fotografia | Da redação | 04/05/2016 11h59

Curso gratuito de “Edição de Imagem Fotográfica” será ministrado no Centro Cultural

Compartilhe:

O Centro Cultural José Octávio Guizzo , unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Programa Educativo está com inscrições abertas para o curso de “Edição de Imagem Fotográfica – Tratamento e Edição”, ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe, direcionado para pessoas a partir de 12 anos, com notebook ou netbook, as aulas acontecerão gratuitamente de 17 a 19 de maio, das 18h30 às 21h30.

Nesse bloco serão apresentados de forma prática os recursos básicos para tratamento de imagem com software livre: ajuste de brilho, contraste e cor, mostrando ainda ferramentas de corte, remoção de manchas e pequenos detalhes, montagem de álbum, principais tipos de arquivo, redimensionamento de imagem, tratamento em lote e outros. Além de informações teóricas importantes ao fotógrafo como tipos de arquivo, padrão de cores e outros.

O curso faz parte do curso de Fotografia que foi dividido em três blocos (Iniciante – Configurações iniciais; Avançado – Modos Criativos; Edição de Imagem – Parte 1: Tratamento e Edição e Parte 2: Montagem Fotográfica e Álbum), e foi desenvolvido a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes desde 2008, o curso oferecerá 40 horas de atividades ao longo de 04 meses. O objetivo do curso é introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia, as etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que, o participante pode optar por realizar aqueles blocos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

Professor: Alexandre Sogabe é gestor de Artes pela FCMS, possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Desenvolveu os módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de três edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.

Serviço – O curso terá certificado, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.centrocultural.ms.gov.br apenas no dia 11 de maio a partir das 16h30. Os inscritos deverão trazer notebook ou netbook. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS