Fotografia | UFMS | 10/10/2020 10h22

Concurso busca fotografias para estampar calendário da UFMS

Compartilhe:

Servidores e estudantes têm uma nova oportunidade de demonstrar seu carinho pela instituição através da expressão artística, pois o concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos está com inscrições abertas.

Esta é a quarta edição do concurso e a ideia é valorizar os olhares da comunidade acadêmica sobre a instituição. “Nós queremos incentivar o registro fotográfico e artístico dos vários câmpus, das várias interpretações da importância da UFMS, da rotina da UFMS, valorizando, por exemplo, a Base do Pantanal, a Base de Bonito e todos os câmpus e unidades”, afirma a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), professora Rose Pinheiro.

Segundo ela, desta forma é possível que cada servidor e estudante demonstre como ele se relaciona com a Universidade, fazendo um registro da importância dela em seu dia a dia ao capturar em imagem as paisagens que gostam de admirar, os locais que gostam de estar, etc.

As inscrições devem ser feitas pelo site proece.ufms.br até 15 de novembro e cada candidato poderá participar com uma fotografia.

Serão selecionadas 14 imagens para estampar o calendário institucional de 2021. As fotos serão publicadas no Facebook da UFMS e submetidas à avaliação popular, para que a mais votada ilustre a capa do calendário.

O servidor do Campus de Naviraí, Felipe Vedovoto, foi um dos selecionados na última edição do Além dos Olhos. Ele conta que optou participar do concurso “porque, assim como muitos acadêmicos e servidores, passo grande parte dos meus dias na UFMS. Nessas atividades cotidianas, nos relacionamos com os espaços, as pessoas e algumas vezes até encontramos alguns visitantes inusitados, como é o caso dos teiús (lagartos) que passeiam aqui no Campus de Naviraí”, diz. “Para mim, o concurso é uma forma democrática de valorizar os registros fotográficos feitos pela comunidade acadêmica, que a partir de suas experiências e particularidades pode mostrar a UFMS sob seu ponto de vista”.

Já Everton Lemos, professor da Faculdade de Medicina (Famed), além de ser selecionado também teve a foto mais votada e a imagem de sua autoria está na capa do calendário de 2020. “Eu sou apaixonado por fazer registros fotográficos e a minha foto ter sido escolhida para a capa do calendário 2020 da UFMS, sem dúvidas, fiquei muito lisonjeado”, relembra. “É importante destacar que ações como essa na comunidade universitária, valorizam os talentos dos alunos, professores e técnicos da UFMS, em um olhar sensível e extrovertido como foi o concurso”.

As imagens que não forem escolhidas para o calendário não serão descartadas. Elas serão armazenadas no Repositório Institucional da UFMS para outras utilizações. “As fotografias que forem selecionadas pela comissão serão usadas no calendário 2021, mas todas as fotos podem ser utilizadas. Recentemente, nós fizemos uma adaptação de todas as imagens, desde a primeira edição, para quadros que a gente está colocando nas unidades, então isso também é importante, porque as unidades ficam representadas com imagens feitas pelos servidores e pelos estudantes”, conta a professora.

Ainda que as atividades presenciais não estejam ocorrendo de maneira usual, por conta da Covid-19, a comunidade acadêmica não deve se sentir desmotivada a participar, afinal, esta é uma chance de demonstrar a saudade que sentem da nossa Universidade. “A gente sabe que nesse momento de pandemia as pessoas estão remotas, mas de qualquer forma a gente tem uma lembrança, tem esse registro e a possibilidade de trazer à memória os momentos e cenários que são tão importantes e marcantes para nossa vida e nossa identidade como UFMS”, declara Rose. “A gente incentiva que todos participem e venham trazer sua experiência com a UFMS no sentido de valorizá-la para todos nós”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS