Festival América do Sul | Com FCMS | 11/11/2019 18h36

Mãe Cacilda será homenageada no Fasp 2019

Compartilhe:

A mãe de santo de Corumbá, Cacilda Gonçalves de Paula será uma das homenageadas no 15° Festival América do Sul Pantanal (FASP 2019). Reconhecida em todo o Brasil por seu poder curandeiro, Cacilda (falecida em 2000) é tema de diversos trabalhos acadêmicos sobre fé, diversidade e turismo religioso. Além disso, ela é sempre lembrada nos sambas-enredos do Carnaval corumbaense.

Diante desse reconhecimento e devido a seu legado de curas e milagres, os realizadores do festival (Governo do Estado, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Corumbá) decidiram prestar homenagem merecida à Mãe Cacilda (in memoriam).

“Os feitos dessa mulher incrível que foi Mãe Cacilda já são reconhecidos por todos os fiéis da religião afrodescendente e nós, a pedido da Câmara Municipal de Corumbá, decidimos que chegou a hora dela ser não somente reconhecida, mas homenageada pelo Governo do Estado por sua história de caridade, fé, amor ao próximo e grandes milagres”, afirmou a diretora-presidente da FCMS, Mara Caseiro.

Nascida em 15 de novembro de 1936, em Cuiabá, – na época capital de Mato Grosso, Cacilda conheceu a umbanda aos 15 anos, contra a vontade da família, e se tornou praticante assídua, casando-se com o pai de santo, Ronaldo Barbosa com quem teve 12 filhos.

Em 1964, a fama começou a se espalhar com a primeira cura: fez um menino de 12 anos do interior de São Paulo, paralítico, “largar as muletas e começar a andar”. Depois desse feito, incorporando a entidade ‘Pai João’, ela passou a receber multidão de pessoas de todo o Brasil e de países vizinhos como Bolívia e Paraguai.

FASP 2019

Realizado com investimento público da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e patrocínio da Energisa, Vale, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, o 15º Festival América do Sul Pantanal (FASP) acontece entre os dias 14 e 17 de novembro e conta com apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Corumbá. São parceiros Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), MS Gás e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS