Festival América do Sul | Da Redação/Com Assessoria | 20/04/2013 17h18

Festival América do Sul promove reflexões acerca de cultura regional, educação e questões sociais

Compartilhe:

O 10º Festival América do Sul também abrirá espaço para reflexões acerca de temas que relacionam cultura regional, educação e questões sociais. Palestras acontecerão no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, sempre às 15 horas, na sala Rio Paraguai.


O Festival é uma realização do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Corumbá e o Moinho Cultural Sulamericano, com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Banco do Brasil, Sebrae, Vale e Andorinha.


No dia 3 (sexta-feira) acontece a palestra com Antônio Luiz Júnior, mais conhecido como Rappin Hood. Ele nasceu em São Paulo, em 1972 e atua como rapper, compositor, produtor, apresentador e ativista brasileiro. Começou a compor aos 14 anos de idade. Estudou trombone e corneta e, em 1989, lançou-se como rapper, quando sagrou-se o vencedor de um campeonato de rap. Em 1992, formou o conjunto Posse Mente Zulu.


Em 1995, apresentou-se, juntamente com o conjunto, em um evento de bandas de rap no Vale do Anhangabaú, em homenagem aos 300 anos de Zumbi dos Palmares. O Posse Mente Zulu teve o clip da música "Sou Negrão", apresentada no show, gravado e exibido pela MTV Brasil. Em 1998, "Sou Negrão" foi lançada em LP e CD em parceria com o DJ KL Jay, do grupo Racionais MC's, atingindo 18.000 cópias vendidas.


Já em 2001, lançou seu primeiro disco solo: Sujeito Homem, pela gravadora Trama, com participação dos rappers Xis, KL Jay e Black Alien. E ainda, criou e apresentou o programa "Rap Du Bom", trasmitido aos sábados na 105 FM. Também trabalhou por dois anos na rádio comunitária Rádio Heliópolis. Em 2004, gravou o disco Sujeito Homem 2, no qual participaram vários nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Arlindo Cruz, Jair Rodrigues, Zélia Duncan e Dudu Nobre, além de William Calhoun e Doug Wimbish, da banda de hard-rock estadunidense Living Colour. Em 2008, assinou contrato com a TV Cultura para apresentar o programa Manos e Minas exibido as quartas-feiras 19h e 30 min. Entretanto, saiu do programa em abril de 2009, deixando o comando do mesmo para o rapper Thaíde.


No dia 4 (sábado) acontece a palestra com Ricardo Pieretti Câmara, sobre seu livro "Os contadores de causos e a poética dos pantanais”. Ele nasceu em Ivinhema, formou-se em jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1999, é doutor em Humanidades pela Universidade Autonoma de Barcelona, com defesa da tese “Os causos: uma poética pantaneira” em abril de 2007. Além disso, é especialista em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona no ano de 2001. Também no mesmo ano em Barcelona, recebeu o Titulo de Máster em Humanidades expedido pela Universidade Autônoma, com a “Tesina “Oralidad y escritura em la obra de Jorge Amado”.


A obra "Os contadores de causos e a poética dos pantanais” aborda um olhar etnográfico sobre as narrativas existentes na região do Pantanal do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. A partir do contador de causos é revelado um gênero poético distinto das outras formas narrativas e que tem a teatralidade como expressão e a regionalidade como conteúdo. O livro trata da tradição pantaneira de se contar histórias.


O Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez fica na Avenida Comendador Domingos Sahib, 570, no Porto Geral de Corumbá. Veja a programação completa no site www.festivalamericadosul.com.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS