Festival América do Sul | Da Redação/Com Assessoria | 28/04/2013 17h52

Amantes da fotografia poderão participar de oficinas de tratamento de imagens durante FAS

Compartilhe:

Quem é adepto de um bom clique na máquina fotográfica vai ter a opção de tratar as imagens utilizando software livre e gratuito. Durante o 10º Festival América do Sul o público poderá participar de oficina de Tratamento de Imagem Fotográfica com software livre e gratuito e ainda ter aulas de Introdução à Linguagem Fotográfica.

As aulas começam na quinta-feira (2/5) e terminam no domingo (5/5). O curso terá carga horária de 12 horas/aula e acontece no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, das 8 às 11 horas, na Sala Multiuso.

Na oficina Tratamento de Imagem Fotográfica com software livre e gratuito serão abordados os principais formatos de arquivos digitais de imagem, relação de megapixel, resoluções dos arquivos, padrões de cores para impressão.

Os participantes realizarão os tratamentos básicos de uma imagem fotográfica: ajustes de brilho, contraste e cores; Corte, correção de manchas e remoção de pequenos detalhes. A oficina tratará ainda de processamento em lote e assinatura das fotos. Os programas usados serão Photoscape (gratuito) e Gimp 2 (livre).

Já a oficina de Introdução à Linguagem Fotográfica é totalmente dirigida a amantes da fotografia e fotógrafos que desejam se aprofundar na linguagem da fotográfica. O curso apresenta em suas aulas teóricas e práticas os principais questionamentos sobre o fazer fotográfico. O histórico das câmeras digitais, a questão da representação, as categorias estéticas em fotografia e o uso das cores também serão abordados durante as aulas.

As duas oficinas serão ministradas pelo arte-educador do Museu de Imagem e Som de Mato Grosso do Sul (MIS), Alexandre Sogabe. Os interessados podem fazer sua inscrição no primeiro dia do evento, no escritório do Festival, que fica na Praça Generoso Ponce. A inscrição é gratuita e o aluno deverá levar seu notebook ou netbook, um pen drive, sua câmera fotográfica digital e seus acessórios.

Para o curso de tratamento de imagem a idade mínima para participar da oficina é de 12 anos e para a oficina sobre linguagem fotográfica os interessados devem ter mais de 14 anos. Os organizadores do Festival América do Sul avisam que o número de vagas disponíveis é limitada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS