Festival | Da redação | 12/11/2018 09h56

UFGD participa do 7º Festival Internacional do Chamamé, em Rio Brilhante

Compartilhe:

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), representada pelo servidor Franz Mendes, atendeu solicitação feita pelo Centro Cultural do Chamamé de Rio Brilhante/MS para a Coordenadoria de Cultura – COC/PROEX de participação no 7º Festival Internacional do Chamamé do Mato Grosso do Sul, em Rio Brilhante, que aconteceu nos dias 03 e 04 de novembro, na Praça Central de Rio Brilhante/MS.

O festival visa valorizar os músicos chamamezeiros do nosso estado, fortalecer a atividade musical e estimular o interesse MS pelos ritmos polca, guarânia e chamamé. Durante os dois dias, foram realizadas diversas apresentações artísticas com shows musicais, vocais, instrumentais e danças, com músicos do nosso Estado, do Brasil e da América do Sul.

Por decisão do Conselho Estadual de Cultura de MS, o chamamé foi oficialmente declarado, pela Fundação de Cultura de MS, “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”. No Mercosul, o chamamé já foi declarado Patrimônio Cultural do Mercosul.

O chamamé é oriundo da província de Corrientes, na Argentina, e em sua origem se amalgamam influências culturais dos indígenas Guaranis, dos criollos argentinos e dos imigrantes europeus. O estilo se difundiu pelo Brasil principalmente em Mato Grosso do Sul e no Paraguai.

No estado, um dos primeiros artistas a popularizar o ritmo foi Zé Corrêa, ainda na década de 1950. Dom Ramon, que além de músico, é presidente do Centro Cultural do Chamamé de Rio Brilhante, destaca a importância do Festival para manter as tradições e desenvolver o ritmo. “Além de ser importante para a cidade, o Festival ajuda a mostrar à população essa cultura tão rica e que precisa ser preservada”.

A presença da UFGD no evento reforça as raízes e auxilia na preservação deste patrimônio cultural em nosso Estado. As manifestações artísticas em Mato Grosso do Sul possuem grande riqueza e valorizam a integração com os países vizinhos, neste caso específico, na integração por meio da música.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS