Festival | UFMS | 02/12/2020 13h10

Processo criativo em ópera encerra Festival de Música Virtual

Compartilhe:

Entre os dias 25 a 27 de novembro foi celebrado o Festival de Música Virtual (Fesmuvi) na UFMS e para o fechamento do evento foram apresentadas três performances e a palestra “O processo criativo em ópera”, ministrada pelo compositor, diretor da sala Cecília Meireles e presidente da Academia Brasileira de Música, João Guilherme Ripper.
A coordenação e abertura do programa foi feita pelo professor do curso de Música, William Teixeira, que também apresentou os conceitos das peças que foram transmitidas. Com William no violoncelo e Evandro Higa e Manoel Rasslan no piano, foram exibidos os espetáculos Après Un Rêve (Gabriel Faure), Valsa Suburbana (Oscar Lorenzo Fernandez) e From My Window No. 8: Seagulls (João Guilherme Ripper).

Durante a transmissão, João Guilherme compartilhou aos espectadores as experiências pessoais como compositor e seus primeiros processos de criação de óperas, e alguns trechos de suas obras encenadas. Ele conta que fez a sua primeira ópera durante seu doutorado nos Estados Unidos, junto a cinco compositores latino-americanos, onde decidiu escrever uma ópera em cima de um conto de João Guimarães Rosa para fins acadêmicos.

Sua primeira ópera encenada foi em 2000, inspirada nas cartas de Dom Pedro I e à Marquesa de Santos. “A ideia da Domitila é muito baseada na ideia do Pocket Opera daquela ópera que eu tinha recebido de encomenda há três anos antes nos EUA, em um tipo de ópera que você pode encenar em qualquer lugar”, relembra.

A palestra recebeu mais de 120 visualizações, e contou com a participação dos internautas pelo chat virtual. A transmissão foi feita através do canal no YouTube Música UFMS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS