Festival | UFMS | 11/11/2020 11h16

Palestra 'Arte: indivíduo e tradição' acontece no Mais Cultura

Compartilhe:

No primeiro dia de apresentações do Festival Mais Cultura, a palestra “Arte: indivíduo e tradição”, ministrada pelo professor Ibaney Chasin, da Universidade Federal da Paraíba, será realizada a partir das 20h30.

Na palestra, Ibaney abordará problemas estruturais na questão da arte e da música de forma geral. “Eu estou confrontando duas coisas, o indivíduo e a tradição. Confronto no sentido de uma relação conflituosa, contraditória e buscando, na palestra, mostrar de alguma forma que o papel do indivíduo a despeito do conhecimento da tradição é fundamental”, afirma.

Além das questões entre indivíduo e tradição, ele pretende discutir sobre música vocal, onde está inserido o texto poético, poesia e a relação da música com poesia, seu principal campo de pesquisa. Para o professor, uma de suas maiores preocupações é a questão da tradução de textos que estão presentes na música vocal. “Quando eu canto em língua estrangeira para o português, dá um caráter musical no interior da nossa língua para que você possa entender uma parte vital daquilo que você está fazendo e daquilo que você está ouvindo. Quem canta na sua própria língua canta melhor, quem ouve na sua própria língua entende e se aprofunda na experiência da arte”.

Ibaney Chasin é diretor artístico do Grupo Camena de música antiga, que tem como objetivo pesquisar e executar o repertório dos séculos 16 e 17. Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba e sua atividade de pesquisa se desenvolve na interrelação entre os campos da música, história e estética.

A palestra será mediada pelo professor e músico Marcelo Fernandes, e poderá ser acessada gratuitamente pelo link meet.google.com/kkn-fbsb-buy.

O Festival

De 16 a 25 de novembro será realizada a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos. Acompanhe o Portal UFMS e as redes sociais institucionais para se informar sobre a programação e participe!

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS