Festival | Da Redação/Com Notícias MS | 28/10/2015 11h44

I Festival Escolar de MS apresenta os talentos dos estudantes

Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Educação (SED) está realizando, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, a Mostra Cultural 2015 – I Festival Escolar de Mato Grosso do Sul (FEMS): pintura, fotografia, dança e música, com a participação de mais de mil estudantes, de 85 escolas estaduais, de 40 municípios.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, as apresentações são a culminância do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. “Nossos alunos, junto com professores e diretores, mostram aqui o que fizeram este ano, colocando a alma ora na música, ora na pintura, ora na dança, enfim, nas artes. Não é uma competição, é um momento de externar sentimentos”, afirma.

O FEMS tem como objetivo estimular nos estudantes a autoconfiança na relação existente entre a produção artística pessoal, ou coletiva, e os conhecimentos teórico-estéticos dos processos de criação, exercitando seus sentimentos e emoções a partir do tema “A Influência Estrangeira na Cultura Brasileira”. “Esta Mostra Cultural fala de nossa cultura, de Mato Grosso do Sul, que é tão heterogênio, com pessoas que vieram de tantos Estados diferentes e países vizinhos também, tudo isso influencia nosso dia a dia”, destaca professora Maria Cecilia.

Na noite desta segunda-feira (26), o público assistiu ao “Recanto das Cantigas In Concert”, com 11 apresentações musicais de cantigas de roda em ritmos como samba e rock. Nesta terça-feira (27), durante todo o dia, acontecem as apresentações de dança de 46 escolas estaduais. No hall de entrada estão expostas as telas e fotografias produzidas pelos estudantes, representando a miscigenação e diversidade de culturas apresentadas no Brasil.

Com uma apresentação de hip hop, os estudantes da professora do Projeto de Dança da Escola Estadual 8 de Maio, de Iguatemi, Gescleia da Luz Bueno, foram os primeiros a subir ao palco. “Ensaiamos e esperamos o ano todo por este momento, é uma vitória para nós, é uma alegria enorme ver o trabalho realizado. Para mim, como professora, é muito gratificante”, conta.

Entre as torcidas, destaque para a da Escola Estadual São José, de Cassilândia. A diretora-adjunta da escola, Marize Ferreira de Oliveira, a escola fez uma mobilização para viajar a Campo Grande e participar da Mostra Cultural com dançarinos, colegas e professores. “Fizemos uma mobilização para trazer nossa escola porque fazemos questão de participar. Este momento é um incentivo não só para nossa escola, mas para todas as outras, é um espetáculo muito bonito”, explica.

A Escola Estadual Nicolau Fragelli apresentou uma tarantela, dança típica italiana, com a participação de Ludmila Lombardi da Silva, de 9 anos. “Foi muito legal dançar aqui. No começo deu um pouquinho de nervoso, mas depois acostumei e gostei muito, eu quero mais!”, pede animada.

Alexandro Fonseca, 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio técnico em Informática da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto, de Iguatemi, não só dançou, mas também é responsável pela coreografia. “É empolgante dançar para tantas pessoas na plateia, dei o meu melhor”, explica. Quer saber o que a dança significa para ele? “A dança é tudo para mim, é onde passo meu sentimento para as pessoas”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS