Festival | Da Redação/Com Assessoria | 15/08/2013 11h37

Furnas do Dionísio promove o Festival da Rapadura no sábado

Compartilhe:

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais Quilombolas de Furnas do Dionísio, do município de Jaraguari, realiza no próximo sábado (17) o 3º Folclore Fest: Festival da Rapadura. O evento acontece das 8h30 às 19 horas, na sede da Associação, que fica a 45 quilômetros da Capital.

O Festival tem o apoio do governo estadual, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, secretarias municipais de Educação, Administração, Saúde e Agricultura de Jaraguari, Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira (Iccab), Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Conerq/MS), a Prefeitura Municipal de Jaraguari e outros.

A festa começa com torneio e final do campeonato estudantil feminino, na quadra da Escola Estadual Zumbi dos Palmares.

Exposições de produtos típicos

De acordo com a programação, a partir das 9 horas haverá exposições de produtos típicos da comunidade quilombola Furnas do Dionísio, que fica a 32 quilômetros da área urbana de Jaraguari, atualmente formada por cerca de 130 famílias.

Durante a exposição serão vendidos produtos artesanais e comidas típicas, além da comercialização da famosa rapadura, açúcar mascavo, melado, farinha de mandioca, polvilho e doces. “O objetivo do evento é fazer a divulgação dos produtos da comunidade. O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos será investido em melhorias do salão comunitário”, informou o diretor da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, Marcos Antônio da Silva Reichel.

No local a comunidade também realiza trabalhos como máscaras decorativas, cestas artesanais, vasos de cerâmica e ainda o cultivo de hortaliças, cana de açúcar, mandioca, milho, tomate, banana, cria de gado e pequenos animais. 

Apresentações culturais

Conforme a programação, a partir das 18 horas haverá apresentações de danças típicas, como Catira, Dança do Engenho Novo, quadrilha e capoeira. Às 20 horas começam os shows e o evento encerra com o baile com animações dos grupos Atração Baileira e Los Celestiales.

Segundo os organizadores, estão sendo esperadas aproximadamente mil pessoas para o 3º Folclore Fest de Jaraguari, que contará com a presença dos prefeitos dos municípios de São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Corguinho e representantes das comunidades quilombolas dos municípios de Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Figueirão, Maracaju, Rio Negro, Pedro Gomes e Terenos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS