Festival | Com Fundesporte | 16/08/2023 10h35

Final do Festival da Canção das Escolas Estaduais será nesta sexta

Compartilhe:

A Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, recebe a final da segunda edição do Festival da Canção das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul – Prêmio Helena Meirelles. O evento reunirá os 10 alunos finalistas nesta sexta-feira (18), a partir das 16 horas.

Organizado pelo Nuac (Núcleo de Arte e Cultura) da SED (Secretaria de Estado de Educação), o Festival conta com apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa).

Com caráter competitivo, o Festival objetiva ampliar as formas de comunicação por meio da expressão musical, com participação de alunos matriculados na REE (Rede Estadual de Ensino). Segundo o Nuac/SED, as composições apresentadas devem ser inéditas e autorais, tanto na parte musical quanto na letra.

O tema deste ano é “Arte, Educação e Meio Ambiente – Gerando Bons Resultados com a Consciência Limpa”. A primeira fase aconteceu em abril e selecionou 10 alunos para a final. Para o gestor do Nuac/SED, Fábio Germano, o tema desta edição ressalta que a educação ambiental deve estar presente em todas as ações humanas. “Somente um ser humano educado para o meio ambiente nos garante uma qualidade vida e futuro melhor. E cabe também a nós educadores provocar essas reflexões”.

O nível de criatividade surpreendeu a equipe organizadora e os jurados na primeira fase. Escritora, compositora, cantora e instrumentista, Lenilde Ramos afirma que a dinâmica das letras e a variedade rítmica das canções caracterizaram o material apresentado pelos participantes. “Tivemos bossa nova, sertanejo, pop rock, chamamé, dentre outros. Isso nos dá uma dimensão da diversidade da cultura sul-mato-grossense, que mesmo dentro dessas nuances, mantém-se fiel à nossa identidade cultural”.

Para a grande decisão, a Banda Company, de Campo Grande, fará os arranjos e a base de acompanhamento das canções finalistas. O grupo é idealizado pelo multi-instrumentista e compositor Adilson Big Fernandes, atuante no mercado artístico-musical desde novembro de 1996, com músicos de alta performance e versatilidade, aliados à utilização de tecnologias, bases eletrônicas, virtual samplers e virtual sounds.

A participação especial ficará a cargo da dupla sertaneja João Lucas e Walter Filho, que tem conquistado espaço no cenário nacional com o ritmo do batidão da viola caipira e vozes de timbre grave. A parceria iniciou carreira em 2007 e, com o segundo CD, lançado ao vivo em Campo Grande em 2009, emplacou nas baladas sertanejas de todo o país. A dupla traz no repertório grandes clássicos do sertanejo e sucessos da atualidade.

Outra participação especial ficará a cargo da aluna do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), Marina Silveira Weber, que chegou ao terceiro lugar no 1º Festival da Canção das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, ela participou com a canção “Minha florzinha” e, agora, apresentará a canção: “A Arte nos Faz Sonhar”, composta especialmente para o Festival.

Serão premiadas as três melhores canções e o melhor intérprete.

Melhor canção

1º lugar: 1 notebook + troféu

2º lugar: 1 celular + troféu

3º lugar: 1 caixa de som bluetooth + troféu

Melhor intérprete: 1 caixa de som bluetooth + troféu

Todos os 10 concorrentes da final receberão um troféu, um violão e um certificado de participação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS