Festival | Campinas.com.br | 18/04/2020 09h30

Festival Pipoca reúne arte e cultura virtualmente durante quarentena

Compartilhe:

A Pipoca, plataforma de conteúdo e festivais de rua para pessoas, marcas e cidades, lançou na segunda-feira, 13 de abril, o “Festival Pipoca.co”, que irá distribuir arte e cultura durante toda a quarentena, com uma programação de lives e outros quadros diários pelo site www.pipoca.co. O festival tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da rua como espaço de encontro e espaço de arte, da importância de cidades humanizadas feita para pessoas e, claro, aproveitando esse período em que tanta falta todos sentem do livre circular.

O “Festival Pipoca” conta com uma programação fixa por dia e com participação de artistas e profissionais da cultura. Nomes como Alceu Valença, Mariana Aydar, Pedro Luís, o DJ e colecionador de vinil Léo Ruas, André Abujamra e as escritoras Luisa Michelleti e Camila Biondan são alguns dos nomes que devem participar do festival.

“A Pipoca é uma plataforma de conteúdo que vive a rua e dissemina a importância da ocupação do espaço público com cultura e arte. Neste momento, queremos unir forças com artistas e profissionais que dialogam e se identificam com esse movimento, criando conteúdo e entretenimento durante esse período”, declara Rogério Oliveira, um dos fundadores da Pipoca.

Para começar a semana bem, às segundas-feiras ocorre o “Artista tem valor”, que recomenda filmes premiados de arte na rua (nacionais e internacionais), com vídeos comentados. Já às terças e quartas-feiras, é a vez do “#VivaARua”, lives das 19h30 às 20h30, com pessoas com que tem um olhar humanizado da cidade (artistas, urbanistas, arquitetos, etc).

Já às quintas, das 20h às 20h30, o público poderá assistir ao quadro “Live Painting”, lives com pintores, artistas de rua, artistas gráficos, que criarão na hora seus trabalhos visuais, em uma prática já conhecida no meio cultural.

O fim de semana começa animado, na sexta-feira, das 20h às 21h, com o “Baile Pipoca”, apresentado pelo DJ Leo Ruas, colecionador de discos em vinil – que promete uma temática diferente para cada sexta feira.

Aos sábados será realizados o “Cidade Vazia – drones com sentimentos, sobrevoando a cidade vazia”, que traz reflexões sobre o momento que estamos vivendo, sob a perspectiva de um drone. Nesse quadro, filmmakers convidados fazem as imagens de áreas da cidade vazias, que costumavam estar cheias, com textos e poemas de escritores se colocando no lugar do drone. Os filmmakers Nilton Cavalcanti e Renato Marangoni já estão confirmados, junto com os escritores Gabriel Pernambuco, Luisa Michelleti, Márcio Macena e Camila Biondan.

Para finalizar bem a programação com gosto de nostalgia, o “Carnaval de Histórias” é lançado aos domingos, com artistas e produtores de blocos contando histórias sobre sua relação com o Carnaval, suas histórias de infância ligada ao tema e o surgimento de seus blocos, enquanto apresentam algumas das músicas mais emblemáticas de seus carnavais. Pedro Luis, do Monobloco; Alceu Valença, do Bicho Maluco; e Mariana Aydar, do Forrozin, são alguns dos nomes convidados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS