Festival | Da Redação/Com O Estado | 14/11/2012 12h05

Festival de Porto Murtinho chega a sua oitava edição no fim de semana

Compartilhe:

O duelo dos touros Encantado e Bandido divide a população de Porto Murtinho como uma final de campeonato de futebol. Para quem vai aproveitar o feriadão, pode se programar para prestigiar a programação do “8º Festival Internacional de Porto Murtinho”, que começa no dia 15 e vai até domingo (18). A abertura será às 21h, na Praça de Eventos José Barbosa de Souza Coelho, com o coral Meninas Cantoras, Banda Musical Municipal e Patrulha Mirim (Porto Murtinho).

Além disso, a programação inclui eventos marcantes e tradicionais, como as competições no rio Paraguai, com corridas de barco, chalana e travessia a nado do rio. Logo na entrada para o festival, dois caminhos: o amarelo (touro Encantado) e o verde (touro Bandido). Até a arquibancada tem cor. As pessoas passam o ano todo trabalhando em cima disso, compondo músicas, fantasias, adereços, saindo do município para divulgar nos vizinhos o festival. 

Agregando toda a família, a programação continua às 21h30, com espetáculos de dança de Campo Grande e do Paraguai, além da apresentação do touro Bandido, vencedor de 2011, e show à meia-noite, com Alex e Bordon e banda.

A lenda do Touro Candil inspira o duelo, Encantado e Bandido se desafiam para ver quem é o legítimo filho do Touro Candil. Cada grupo apresenta-se com no máximo 80 integrantes e segue um enredo comum, mas cada um dá sua cor e beleza a esse enredo para que o público vote no melhor a cada ano. 

Respeitando a competição, a companhia determinou dois grupos, um para cada touro, e não falam sobre as coreografias. Desde 2005, a atração folclórica do Paraguai, trazida originalmente dos colonizadores espanhóis, foi adaptada pelos murtinhenses criando a disputa dos touros em um espetáculo que mescla teatro e dança, revelando traços da miscigenação cultural da região fronteiriça.

A festividade reúne brincadeira, folclore popular e religiosidade, pois é feita também uma homenagem à Virgem de Caacupê, padroeira do Paraguai e patrona de Porto Murtinho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS