Festival | Da redação | 13/11/2018 09h50

Festival de Graffiti é avaliado como evento inclusivo na UFGD

Compartilhe:

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UFGD) através Coordenadoria de Cultura (COC/UFGD) realizou com apoio da reitoria da UFGD, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE/UFGD), neste último sábado (10 de novembro), na Moradia Estudantil da UFGD, o II Festival de Graffiti da UFGD. O evento contou, além do graffiti, com batalhas de rima, apresentações de música e dança, skate e shows. As atividades tiveram início às 13h e seguiram até às 20h.

O projeto de extensão II Festival de Graffiti da UFGD teve como tema a "ODS 4 – Educação de Qualidade", que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Os muros grafitados estão totalmente de acordo com a temática.

No paredão da Moradia foi desenvolvido o painel “BALÕES DO CONHECIMENTO”, feito pelo Grafiteiro Renato Masson de São Carlos/SP, que ficou selecionado em primeiro lugar no Edital de licitação pública aberto para o Evento. Na parede do muro, a esquerda da entrada foi desenvolvido o painel “LEITURA ABRE A MENTE: EDUCAÇÃO LIBERTA pelos Grafiteiro Lucas Bernardo da Silva, de Dourados/MS, também selecionado via edital. Nos muros a direita da entrada, da Moradia, foi desenvolvido o Trabalho da OFICINA CULTURAL CORES DE GENTILEZA, coordenado pelo bolsista da COC Fernando Senkapuz, com a participação de 35 estudantes das Escola Presidente Vargas e Rita Angelina Barbosa Silveira. Os estudantes residentes da Moradia, que se sentiram a vontade, puderam grafitar de forma livre, nos muros a direita da entrada da Moradia.

O evento contou ainda com a presença de várias expressões de arte urbana: DJ Danilo, DJ Junex, Jean Ribeiro, Street Dance (AAGF Crew), Sismo 9.5, Open Mic Slam Dourados, Batalha de Rima, Game of Skate e com o show do Grupo de rap indígena Brô MC's e da banda The Luganos.

O Festival além de colorir os muros da Moradia Estudantil da UFGD com obras de Graffiti tornando-as mais viva e exuberante para a comunidade e turistas, estimulou a união entre os grafiteiros e artistas de demais expressões de arte urbana da cidade e dos acadêmicos da UFGD, especialmente os que residem na Moradia Estudantil.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Gicelma Chacarosqui, “o Festival de Graffiti é um evento importante, pois além de ampliar as políticas públicas culturais da UFGD, mostra o trabalho Cultural de qualidade, inclusivo e socialmente referendado da COC/PROEX/UFGD gestão 2015/2019”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS