Festival | Da Redação/Com Midiamax | 16/03/2013 18h13

Festival de Derivados da Bocaiúva e Artesanato será neste sábado em Aquidauana

Compartilhe:

Será realizado neste sábado (16), em Aquidauana - distante a 120 km de Campo Grande, das 14 às 21 horas, na Praça dos Estudantes, o Festival de Derivados da Bocaiúva e Artesanatos em Geral, uma das opções para quem quer aproveitar o fim de semana e curtir uma atividade diferente de lazer.

O evento marca a primeira atividade da fábrica de processamento de bocaiúva instalada na Casa do Artesão de Aquidauana. O público poderá ver e experimentar diversos produtos feitos da bocaiúva, como sopa paraguaia, chipas, biscoitos, pães, mingau, bombons, entre outros. Tudo preparado com o típico toque pantaneiro.

As bocaiúvas do festival foram coletadas na região da Lagoa Comprida, em aldeias e fazendas da região.

O evento também contará com atividades artísticas e culturais. O Núcleo Musical do Centro de Tradições Nordestinas de Anastácio deverá participar com o grupo de forró Pé de Serra.


O projeto Derivados da Bocaiúva começou em 2005, como um trabalho solidário destinado a famílias de baixa renda, montado pelo professor Flavio Aristone, do curso de Biologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.

Realizado parceria com 18 comunidades e apoio de prefeituras da região, tornou-se referência em Mato Grosso do Sul e conquistou prêmios como o primeiro lugar da região Centro-Oeste na categoria Tecnologia Social, após a construção da máquina que auxilia no processo. Em âmbito nacional, ficou na segunda posição.

O interesse das pessoas em conhecer mais sobre a fábrica instalada na Casa do Artesão cresceu bastante, não apenas em Aquidauana e Anastácio, mas até mesmo em outros países. Tanto que, atualmente, cerca de 90% da produção é mandada para outros estados e para o exterior.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS