Festival | Da redação/com Assessoria | 05/12/2014 16h32

Festival da Guavira é elogiado por prefeito

Compartilhe:

Bonito (MS) - “O Festival da Guavira é especial porque mostra a população, a Mato Grosso do Sul e aos turistas a nossa cultura, a cultura bonitense”, afirmou o prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (PT do B) durante a abertura do 13º Festival da Guavira de Bonito, realizado na noite de ontem, na Praça da Liberdade. Na presença do vice-prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, do presidente da Câmara dos Vereadores Pedro Aparecido Rosário e de outras autoridades, Leleco frisou a importância do evento para o crescimento do turismo e da valorização da cultura de Bonito. “O Festival da Guavira é um sonho. Penso que ele pode ser um festival tão grande e importante para o Estado como é os outros eventos que a cidade sedia”, ressaltou.

Leleco também agradeceu ao Ministério do Turismo pelo apoio a realização do 13º Festival da Guavira. Este ano, a prefeitura recebeu investimentos do Governo Federal para a promoção do evento, o que possibilitou mudanças na estrutura, como a inclusão de dois palcos para as apresentações artísticas, estandes para artesãos e uma estrutura de tenda para as atrações gastronômicas, com a presença de chefes de várias partes do país.

A abertura foi encerrada com o show da dupla Léo Goiano e Girsel da Viola, que cantou clássicos do sertanejo de raiz, relembrando canções marcantes da cultura sul-mato-grossense e brasileira.

Festival levantou questão ambiental no primeiro dia

No primeiro dia do 13º Festival de Guavira de Bonito, a preocupação com a preservação do cerrado brasileiro e, principalmente, dos guavirais, foi o grande tema do evento. Palestras sobre a importância do cultivo de guavira e de frutos do cerrado foram ministradas por especialistas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), no Centro de Convenções do município. Em seguida, a programação continuou pela manhã com palestras de chefes brasileiros, como Marcelo Facini, Julien Mercier e Bruno Zucato, de São Paulo, Ana Maria Camargo, do Paraná e Letícia Krause, representando a cidade de Bonito.

À noite, os chefes seguiram para a Praça da Liberdade, onde ocuparam o espaço gastronômico, um local destinado a preparação de pratos especiais a preços populares. Um dos apaixonados pelo espaço e pela guavira foi o consultor em gastronomia, Marcelo Facini. “Eu conheci a Guavira ontem à noite quando fui recebido no hotel com uma cesta de guavira e eu não sabia o sabor da guavira. Foi a primeira experiência que eu tive e eu adorei. Eu falo que é igual salgadinho que é impossível comer um só. É uma experiência nova, estou me divertindo bastante, embora trabalhando, é um povo caloroso, hospitaleiro, estava trabalhando e acabei de receber mais um saquinho de guavira”, comemora Marcelo.

A programação do 13º Festival da Guavira de Bonito segue até o dia 7 de dezembro. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bonito e tem apoio do Ministério do Turismo e Governo Federal.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS