Festival | Da Redação/Com Diário Corumbaense | 19/08/2015 16h50

Festival América do Sul será aberto com muito samba

Compartilhe:

Carnaval fora de época é uma realidade em muitas cidades do país, mas em Corumbá isso acontecerá de uma forma muito especial. As dez escolas de samba da cidade se uniram e irão levar para a avenida General Rondon toda a alegria que essa festa representa para a cidade durante a abertura da 12ª edição do Festival América do Sul Pantanal (FASP) nesta quinta-feira, 20 de agosto.

Outro diferencial deste desfile é que ele todo será feito com peças usadas durante o carnaval deste ano em Corumbá. São fantasias que estão sendo restauradas pelo carnavalesco Ricardo Vilalva e que, em sua maioria, foram guardadas pela Fundação de Cultura de Corumbá no final dos desfiles oficiais em fevereiro. Com isso, a folia fora de época sai a custo zero para as escolas e para aqueles que desfilarão na “Grande Escola Corumbá”.

“Desse jeito, o trabalho do carnavalesco é mais difícil porque temos que partir de algo já utilizado e que pensamos em dar uma sequência interessante dentro de um conjunto. Será uma grande colcha de retalhos que apresentará inevitavelmente o nosso país, sendo representadas a fauna, as festas, nossas raízes”, disse Vilalva.

Já na bateria, o mestre Diego está fazendo um trabalho diferenciado para o samba que foi composto especialmente para o Festival América do Sul por João Batista da Silva e Souza, o Jotabê, um dos compositores mais renomados do carnaval corumbaense.

“É um samba fácil de cantar, empolgante e que o pessoal nos ensaios já está cantando. Como a letra fala também dos ritmos que temos no continente sul-americano, como o tango, a polca, e até funk e arrocha, fizemos um arranjo musical que vai ser diferente para o desfile”, comentou o mestre que está coordenando ritmistas de várias escolas da cidade numa única bateria.

Somado a todos itens que integram uma escola de samba, entre elas, comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, vão ser agregados elementos do Carnaval Cultural de Corumbá como a Ala das Pastoras e o Bloco dos Palhaços.

Para a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, esse será um momento único porque “essa união das entidades carnavalescas apresentará para toda a América do Sul e para o mundo essa grande manifestação cultural que é o carnaval de Corumbá. É a chance que temos para afirmar mais uma vez que fazemos a melhor festa de uma das regiões do Brasil e que isso acontece porque o povo de Corumbá tem alegria como uma das suas principais marcas, sem contar o valor cultural que é agregado”, comentou.

Os interessados em participar desse momento singular devem procurar uma das dez escolas de samba da cidade para receberem mais orientações. Agora, caso não consigam vagas nas alas pré-definidas, vale mesmo é se fantasiar como quiser e seguir no “arrastão” que entrará pela Avenida General Rondon logo após a passagem da “Escola de Samba Corumbá”.

A concentração está marcada para às 17 horas desta quinta-feira (20), no cruzamento das ruas Cuiabá e Frei Mariano, área central da cidade. Com informações da assessoria de comunicação da PMC.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS