Festival | Da redação/com Diário Corumbaense | 18/06/2014 10h46

Festeiros do Banho de São João recebem certificado hoje em Corumbá

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Fundação de Cultura de Corumbá convida todos os festeiros de São João do município que se inscreveram no cadastro organizado pela autarquia para uma reunião na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, a partir das 10 horas, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque.

Este ano, tanto o recadastramento como o cadastramento de novos festeiros aconteceu entre os dias 28 de maio e 06 de junho. Pelos registros da Fundação de Cultura quase 100 nomes integram a lista de festeiros da cidade.

A presença de todos os cadastrados é importante durante a reunião, uma vez que serão repassado os detalhes da organização da festa e entregue a eles o Certificado de Agentes Culturais do Município. Ano passado, o documento foi entregue a 89 festeiros.

Além de conferir um reconhecimento do Poder Público Municipal, o certificado respalda a manifestação espontânea de fé e alegria do povo pantaneiro que ultrapassa gerações e está em processo de tombamento como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Para emitir o certificado de Agente Cultural, a Fundação de Cultura de Corumbá conferiu e atestou por meio de visitas as origens da festa através de registros orais, fotos, filmagens e reportagens arquivadas por cada festeiro.

Desde 2010, os festejos de São João de Corumbá já são reconhecidos como patrimônio imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul e buscam o reconhecimento em esfera nacional.

Com seu jeito singular de louvar o santo junino, o povo corumbaense promove uma grande festa através dos festeiros em vários pontos da cidade. As comemorações envolvem novena, levantamento de mastro, confecção de andor, missa até a culminância na noite do dia 23, véspera da data dedicada a São João, com a descida dos devotos pela ladeira Cunha e Cruz e banho da imagem nas águas do rio Paraguai.

A Casa de Cultura Luiz de Albuquerque está localizada na praça da República, 119, área central da cidade


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS