Festival | Da Redação/Com Assessoria | 12/04/2013 12h19

FAS divulga sua programação completa

Compartilhe:

Faltando 18 dias para o início do Festival que reúne, em Corumbá, grandes expressões artísticas e culturais dos países da América do Sul, a programação completa do evento foi divulgada pelos organizadores. Serão cinco dias em que as mais diversas atrações artísticas ganharão destaques em vários pontos da cidade que formam o circuito do Festival, que engloba principalmente a avenida General Rondon, praça Generoso Ponce, Jardim da Independência e locais no Porto Geral de Corumbá, como o Moinho Cultural Sul-Americano, o Teatro de Arena (orla) e o Centro de Convenções Miguel Gomez.

O Festival América do Sul (FAS) completa 10 edições este ano e traz como grande homenageado o rio Paraguai, o que gerou o slogan "Venha Navegar no Rio das Artes". Cinco nomes que têm suas vidas intimamente ligadas às águas do Paraguai foram escolhidos para serem homenageados. São eles: João de Arruda Pinheiro, Wilson de Oliveira, Josefina Alves Ribeiro (in memoriam), Ivone Torres Moraes e Rubén Bareiro Saguier.

Logo após a cerimônia de abertura oficial, no dia 1º de maio, e a entrega de homenagens, marcadas para as 19 horas, no Palco das América, na praça Generoso Ponce, o sanfoneiro Wilson de Oliveira, um dos homenageados desta edição, abrirá os shows musicais do evento. Na sequência, o cantor e compositor, Geraldo Espíndola, ícone da música sul-mato-grossense com mais de 40 anos de carreira e mais de 500 obras musicais, se apresenta no mesmo palco. Encerrando a noite musical, um grupo de sambistas do melhor quilate. Neguinho da Beija-Flor, Noca da Portela e Adilson Bispo trazem para Corumbá o espetáculo "Os Bambas do Samba", com um repertório de sucessos e sambas-enredos.

No dia 1º também serão abertos ao público, o Pavilhão dos Países com as exposições do "Espaço dos Homenageados" e a "Feira de Artesanato", com representações, além do Brasil, de Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Uruguai e Argentina.

Já no Centro de Convenções, no Porto Geral, inicia-se, às 20 horas, a visitação à exposição "Entripóvus", do artista plástico corumbaense Daltro. São onze telas em acrílico, representando a dinâmica arquetípica dos povos Latino-Americanos, das raízes Ameríndia, Africana e Europeia.

O mesmo espaço, também sediará a exposição fotográfica "América do Sul: Paisagens e Fragmentos", do jornalista e fotógrafo sul-mato-grossense Marco Miatelo. Para a mostra, ele selecionou fotos que retratam hábitos, costumes, paisagens, o povo, enfim, as belezas naturais e da cultura de cinco países sul-americanos: Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.

A programação completa ainda inclui atividades de teatro, dança, literatura e oficinas de fotografia, reuniões como a do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal.  A programação completa pode ser conferida no site oficial do festival. Apesar de divulgada, pode sofrer alterações para acomodar todas as atrações, conforme a dinâmica do evento, segundo esclareceu a Assessoria de Comunicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, uma das realizadoras do evento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS