Festival | Da redação | 26/07/2018 10h52

Expoentes da cultura em MS são homenageados no FIB

Compartilhe:

Além de promover cultura e entretenimento, o Festival de Inverno de Bonito (FIB) também tem a proposta da promoção social por meio de homenagens a nomes que disseminam a arte e a cultura sul-mato-grossense.

Na 19° edição do FIB, que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, serão homenageados a dupla Amambai e Amambaí (música), o grupo teatral Senta que o Leão é Manso (artes cênicas) e a musicista Mayara Amaral (cidadania) humanos). “São artistas que merecem todo nosso respeito e reconhecimento. A dupla Amambai e Amambaí são grandes ícones e precursores da música regional. Já o Senta que o Leão é Manso tem mais de três décadas dedicadas à disseminação das artes e a Mayara Amaral é nossa representante da luta pela igualdade, pelo respeito e direitos da mulher, já que foi vítima de um crime tão bárbaro que é o feminicídio”, destacou o secretário da Cultura e Cidadania do MS, Athayde Nery.

As homenagens ocorrem na noite de abertura do evento, dia 26, às 19 horas, na Praça da Liberdade. Para Amambai, que ao lado de Amambaí tem mais de 50 anos de carreira e 20 álbuns lançados, a homenagem é ainda mais emocionante, já que seu parceiro de dupla faleceu em abril deste ano. “Estou com sentimentos misturados. Fico muito feliz pelo reconhecimento em âmbito estadual, por lembrarem de nós, artistas da terra, mas também fico triste pelo meu companheiro de jornada musical não estar mais aqui, principalmente para ver esse momento”, declara o cantor, que recorda entre seus maiores sucessos, as músicas “A Mato-grossense”, “Ranchinho Florido” e “Coisinha Fofa”.

Um dos maiores representantes da luta pelas artes cênicas do Estado, Roberto Figueiredo, criador e diretor do grupo teatral Senta que o Leão é Manso destaca a emoção pelo reconhecimento. “Trabalhamos sempre pensando que nosso maior reconhecimento é o carinho da plateia que nos prestigia, mas é muito gratificante ser homenageado pelo resultado de um trabalho desenvolvido há 35 anos”, relata Figueiredo.

O grupo teatral, que coleciona em seu currículo pelo menos 30 montagens e mais de 300 apresentações é o mais antigo grupo teatral do Estado ainda na ativa. Pelo menos 300 atores participaram do Senta que o Leão é Manso, nascido na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com o objetivo de promover e disseminar a cultura teatral em Mato Grosso do Sul.

Jovem e com uma carreira promissora, a musicista Mayara Amaral se destacava pelo talento. Exímia intérprete, concluiu o curso de graduação em música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2011 e em 2017, concluiu o mestrado em música na Universidade Federal de Goiás. No mesmo ano, a jovem foi vítima de um crime – o feminicídio e agora será reconhecida no FIB tanto por seu talento musical quanto por sua representatividade na luta contra este tipo de crime. “Mayara merece esse reconhecimento, ela deixou um legado na música e sua história merece ser valorizada. Estou muito feliz por essa homenagem”, avalia Hilda Cardoso, mãe da jovem.

Após as homenagens, às 21 horas, Michel Teló inicia a temporada de grandes shows. Na sexta-feira (27) Almir Sater e Renato Teixeira apresentam o show “AR”. Milton Nascimento sobe ao palco do FIB no sábado (28) e o duo Anavitória encerra a programação no domingo (29).

A programação completa do FIB pode ser conferida no http://www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS