Festival | Da Redação/Com O Progresso | 16/10/2015 20h55

CTN de Dourados recebe o 15º FestSol

Compartilhe:

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) de Dourados realiza no domingo, no Salão Maior do Clube Indaiá, a 15ª edição do Festival da Carne de Sol (FestSol), que será animado pelos grupos douradenses Terra Seca e Cheiro da Terra e pelo Grupo Forró Zen, de Campo Grande. O encontro festivo terá no cardápio diversos pratos típicos da culinária nordestina. O FestSol conta com amplo apoio da comunidade nordestina e já se tornou tradicional no calendário da cidade. “A festa é prestigiada não só por nordestinos ou descendentes, mas por pessoas que gostam e valorizam nossa cultura e culinária”, destaca Carlos Brasil, um dos organizadores do FestSol.

Toda renda do almoço será direcionada à entidade, que reúne mais de 500 associados de Dourados e região. “O FestSol também é uma excelente oportunidade para encontrar bons amigos e dançar muito forró. O almoço termina, mas a festa continua durante a tarde”, salienta Brasil.

O almoço terá no cardápio pratos como carne de sol assada, carne seca na abóbora cabotiã, baião de dois com feijão de corda, farofa de cuscuz, sarapatel, salada verde e arroz branco. A exemplo das edições anteriores, será servido apenas no local e quem adquirir os convites deverá levar talheres. A bebida será vendida à parte.

Mais de 40 pessoas participam da comissão organizadora do FestSol. “O projeto é importante para complementar o caixa do Centro de Tradições Nordestinas, fazendo com que possamos continuar exercendo nossas atividades na cidade”, destaca Brasil.

Atrações - O grupo Terra Seca, que participou ativamente da fundação do CTN e é um dos principais expoentes da cultura nordestina na região, é presença tradicional no encontro. Ele vai movimentar o domingo com muito forró pé de serra. “Um dos nossos diferenciais é justamente a animação. Quem comparece fica satisfeito com a comida e as atrações”, ressalta Carlos Brasil.

Outra atração do evento será o grupo Cheiro da Terra, que gravou o CD “Forró Pé de Serra”, com 15 músicas, sendo duas delas inéditas. O músico Marconis Pereira, que canta e atua como zabumbeiro no grupo, explica que muitas músicas que são levadas ao público são de sua autoria, sempre com o forró raiz.

O grupo Forró Zen, de Campo Grande, é fiel à proposta de mostrar um som dançante, cálido e extrovertido, genuinamente brasileiro (e integrando a cultura nordestina com as tradições sul-mato-grossenses). O grupo surgiu em de 2005 tendo em sua formação os ecléticos e talentosos músicos Zé Bruno, Maicon Oliveiras, Renan Nonato e Ricardo Ramalho. No repertório forrozeado, a banda celebra influências de artistas/grupos como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Trio Nordestino, Trio Virgulino, Anastácia, Sivuca, Amelinha, Santana, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e outros. O líder do grupo, Zé Bruno, já tinha feito parte de outras duas bandas (uma de rock nacional e outra de reggae).

Sobre o Forró Zen, ele afirma: “Nossa banda é democrática, e acho que é por isso que vai resistindo numa boa. Desde a adolescência, tocamos e escutamos MPB em geral, por isso, foi atraente incrementar o forró no início; depois, pesquisando e estudando o gênero, notamos que tínhamos muito para aprender, ao tempo em que aperfeiçoamos o estilo e constatamos a ótima aceitação das pessoas”.

Na sua consistente trajetória, Forró Zen vem conquistando espaço (e admiradores) nas cidades do nosso Estado, e, em virtude do seu sucesso, já recebeu convites e participou de grandes eventos como: ‘Festival de Inverno de Bonito’ 2013 (fazendo aberturas da banda Dazaranha e cantor Diogo Nogueira), ‘Festival América do Sul’ 2011 e 2014 (em Corumbá – show de abertura da banda Casuarina e da banda Afroreggae), ‘Som da Concha’ em Campo Grande 2012/2013, ‘Projeto Cena Som’ 2013, esses pela Fundação Estadual de Cultura do MS), ‘Festa da Farinha de Anastácio’ (em 2012 - fazendo aberturas da banda Falamansa e de Fagner; e 2013 - abrindo o show da banda Calypso), além do ‘Arraiá do Artesão’ 2013 e apresentações na Feira Central 2011, 2012 e 2013, ‘Arraiá de Santo Antônio 2015’, esses pelaFundação Municipal de Campo Grande (Fundac). Os ingressos para o almoço, servido das 11h às 14h (somente no local), estão à venda na Banca do Jaime, Água Doce Cachaçaria, Casa Nordestina, Celmire Atelier, O Caldeirão e Maurão Materiais para Construção. Informações pelo telefone (67) 8403-4640.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS