Festival | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 26/04/2012 11h34

Começa hoje 9º Festival América do Sul em Corumbá

Compartilhe:

Começa hoje (27) o 9º Festival América do Sul (FAS) na cidade de Corumbá. A solenidade será às 19 horas no Palco América – Praça Generoso Ponce. Neste ano, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela mais uma vez transformarão Corumbá no centro da América do Sul. O evento será realizado até a próxima segunda-feira (30). 

A abertura do evento contará com queima de fogos e shows com dois artistas regionais, Dino Rocha e Osmar da Gaita, e ainda com a apresentação de Savia Andina, da Bolívia. Durante a solenidade serão prestadas homenagens a personalidades como forma de reconhecimento àqueles que são precursores da expressão cultural da América do Sul: Leonardo Garet (escritor), Maria Margareth Escobar Ribas Lima (patrimônio histórico), José Antonio Monaco Filho (músico – em memória), Heloisa Urt (Ativista Cultural – em memória) e Dino Rocha (músico). 

Estrutura

Neste ano o palco de dança estará localizado no final da avenida Marechal Cândido Rondon, a praça Generoso Ponce abrigará o Pavilhão dos Países com sua já tradicional Feira de Artesanato, a Galeria dos Homenageados e o Palco das Américas. O Pavilhão dos Países foi pensado de forma que o local reforce a proposta de integração trazida com o Festival. Ele será aberto seguindo o conceito de feiras existentes nos países sul-americanos, onde os produtos ficam expostos nas ruas, ou seja, os estandes estarão voltados para o lado de fora da via. Nele acontecerão também oficinas de artesanato. 

A Galeria dos Homenageados com sua programação visual apresentará informações sobre a vida e o trabalho realizado pelas cinco personalidades escolhidas pela organização do evento. A estrutura que será montada para as apresentações de shows musicais de artistas regionais, nacionais e internacionais será a mesma: o Palco da Américas. 

O Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez será o local das exposições de artes plásticas, fotografia, exibições audiovisuais, oficinas e palestras. As apresentações de artes cênicas acontecerão na Praça da Independência, no Palco Pantanal que ficará no Porto Geral e no teatro da Escola Salesiana de Santa Teresa, e no Auditório do Moinho Cultural Sul-Americano e na Praça Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário. 

Já na sede do Moinho Cultural Sul-Americano, as manhãs serão dedicadas à Literatura com o "Quebra-Torto com Letras". A visitação turística permanece na Estação Natureza Pantanal – Fundação Grupo Boticário, no Museu de História do Pantanal e na Casa do Artesão de Corumbá. Para esta edição, o festival contará com atrações musicais de peso em sua programação, como Moska & Kevin Johansen, Perla & Renato Borghetti, Milton Nascimento, Margareth Menezes e o grupo Sambô.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS