Festival | Da Redação/Com Assessoria | 19/08/2013 22h54

Campo Grande recebe Sesi Bonecos do Mundo com programação inédita

Compartilhe:

O maior festival de Teatro de Bonecos do país chega a sua décima edição para encantar o público de Campo Grande, após um intervalo de quatro anos. A cidade viverá um verdadeiro encontro de arte e criatividade com teatro de formas animadas, que reunirá plateias de todas as idades, apresentando diversas técnicas, expressões e linguagens. Com cenários que pesam toneladas a espetáculos, onde o corpo é o palco. Da tradição a contemporaneidade.

Serão 13 espetáculos inéditos, encenados por 11 das mais importantes companhias nacionais e internacionais; com grupos de países como Rússia, Coreia, Itália, Japão, EUA, Peru, além de Brasil, que farão apresentações gratuitas durante o festival. O Festival conta ainda com oficinas para profissionais, exposição de títeres raros, mostras fotográfica e de curtas de animação temáticas, feira de marionetes e livros, cenografia viva e interativa, ateliê de mestres tradicionais mamulengueiros e show do Pato Fu com bonecos do Giramundo.

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e idealizado por Lina Rosa Vieira, o festival acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, na área externa do Parque das Nações Indígenas, com entrada gratuita.

Além dos espetáculos teatrais, o público poderá conferir ainda o show do álbum premiado com o Grammy em 2011, “Música de Brinquedo”, da banda mineira Pato Fu com a participação dos bonecos do Giramundo e a exposição Coleção Magda Modesto: Títeres dos Quatro Cantos do Mundo. Modesto foi colecionadora e pesquisadora e dedicou a vida ao estudo de bonecos. Ao longo dos anos, montou uma das maiores coleções de títeres do mundo.

Na programação, destaque para a companhia de Teatro de Sombras japonesa Kakashi-za, que está vindo ao Brasil para participar do festival. Eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna dessa arte milenar que é o teatro de sombras do Japão.Além dos japoneses, o Sesi Bonecos do Mundo contará com o preciosismo do marionetista Phillip Huber, da companhia americana The Huber Marionettes que é um dos grandes expoentes mundiais da difícil arte da marionete de fio, onde a fantasia nasce justamente da impressão de realidade. Aclamado entusiasmadamente pela crítica da América do Norte e Europa, com trabalhos em teatro, em televisão e em cinema, tornou-se particularmente conhecido como o marionetista que dava vida aos bonecos do filme Quero ser John Malkovich e recentemente ao Arrasa Quarteirão da Disney, Oz, Mágico e Poderoso, com direção de Sam Raimi, o mesmo de Homem Aranha 3.

Outro grande destaque é a companhia peruana Hugo e Ines, com a técnica de títeres com o corpo, apresentando Pequenos Contos, um desfile pitoresco de divertidos personagens, que, nos breves momentos da sua existência sobre a cena, pretendem capturar os pequenos momentos poéticos que estão escondidos na vida diária.

Entre as brasileiras, se destacam Giramundo (MG) com o Desfile das Torres Andantes, Gente Falante (RS), Grupo Crianceiras (MS), Grupo Navegando (RJ) e Anima Sonho (RS).

A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br e na fanpage do Festival www.facebook.com/sesi.bonecosmundo
Expo – O público terá o privilégio de conferir a exposição Coleção Magda Modesto: Títeres dos Quatro Cantos do Mundo. Serão exibidas mais de 130 peças do acervo pessoal da pesquisadora, colecionadora e curadora de exposições de títeres populares, Magda Modesto, falecida em 2011. As peças que estarão expostas foram adquiridas em viagens para pesquisas de Magda aos continentes europeu, africano, asiático e americano.

Manequins vestidos com a indumentária original vão manipular títeres, transmitindo ao público a ação da interpretação do ator-manipulador. Ainda haverá projeções criando a ambientação de cada continente visitado por Magda e um títere multi-global propondo uma visão agregadora de diferentes culturas.

Oficinas – Durante o festival, serão promovidas duas oficinas gratuitas. Uma de Teatro de Sombras (de 21 a 24 de agosto), com o japonês Kei Goto da Cia. Kakashi-za e outra sobre Confecção, Composição Cênica e Dramaturgia de Animação (de 19 a 23 de agosto), com Marcos Ribas. Ambas têm capacidade para até 20 alunos e serão realizadas no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas através do gisele@ms.sesi.org.br e (67) 3389.9133.


Outras informações:

No Twitter: @sesibonecos

No Facebook: /sesi.bonecosmundo

No site: www.sesibonecos.com.br

No YouTube: http://www.youtube.com/sesibonecosbrasil

No Instagram: @sesibonecos

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS