Festival | Da Redação/Com Assessoria | 27/07/2013 17h05

Artistas apresentarão arte feita com lixo em Bonito

Compartilhe:

Arte desenvolvida a partir do que é descartado por grande parte das pessoas. Esta é a proposta do projeto Urban Trash Art (UTA) que estará presente na 14ª edição do Festival de Inverno de Bonito, na Praça da Liberdade, das 20h do dia 31 de julho até às 17h de 4 de agosto.

O projeto UTA nasceu em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte. A ideia é reaproveitar objetos e todo tipo de material que já teve utilidade e foi descartado pelo homem para conceber esculturas nas mais variadas formas e dimensões.

A intervenção artística do projeto UTA é previamente concebida, mas o formato final é inspirado pelo tipo de material coletado e resultado da sinergia entre os artistas no momento da montagem.

Ao criar as esculturas em espaços públicos, os artistas coletam e transformam o lixo encontrado em caçambas e calçadas, devolvendo para a cidade obras de arte que interferem na paisagem urbana e propõem um olhar crítico para a questão do consumo exagerado e do desperdício.

A proposta é transformar o lixo em arte como meio e fim, uma forma poética de enxergar o lixo e, através da expressão artística atribuir outro significado para algo que aparentemente está morto e com o qual ninguém se importa mais. Para o Festival de Inverno de Bonito, o projeto exclusivo é de uma serpente que habita o imaginário na Gruta do Lago Azul, além de dar vida à criação e conscientização da natureza no cenário mais que perfeito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS