Festival | Da Redação/Com FCMS | 15/07/2015 16h52

26º Fegams começa amanhã em São Gabriel do Oeste

Compartilhe:

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS) e o CTG Chama Crioula realizam com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de 16 a 19 de julho, em São Gabriel do Oeste/MS, o 26º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams) com o tema “Da Tertúlia Sul-mato-grossense ao Pampa Gaúcho”. De acordo com a comissão organizadora, o Fegams receberá em torno de cinco mil visitantes e integrantes dos CTG`s durante os quatro dias de encontro.

Natal José Marchioro, Presidente do MTG-MS, explica que o Festival é o maior encontro da tradição gaúcha no Estado e acontece anualmente. “Preparamos juntamente com a equipe do CTG Chama Crioula a organização de mais uma grandiosa edição do Fegams. São quatro dias de festival, onde integrantes dos CTG’s confraternizam-se constituindo uma grande família. Além disso, fortalecemos os valores de cultivar uma tradição repassada em cada entidade tradicionalista, especialmente integrando os jovens neste grande intercâmbio cultural”, enfatiza Marchioro.

O evento realiza em torno de 60 provas e reunirá aproximadamente 800 concorrentes de doze Centros de Tradições Gaúchas do Estado. Os integrantes dos CTG`s participarão de provas das modalidades de danças tradicionais, chula, birivas, danças gaúchas de salão, declamação, música e esportes.

Os CTG’s mantém um trabalho que envolve pesquisa, difusão e vivência com a cultura gaúcha e sul-mato-grossense por meio da dança, música, literatura, artesanato, culinária, usos e costumes além de esportes e tradições campeiras. “Essas atividades são desenvolvidas pelos CTG’s com grupos nas categorias mirim, juvenil, adulto, xirú (acima 30 anos) e veterano (acima 60 anos)”, complementa o Presidente do MTG-MS. Para este Fegams há uma nova modalidade – Danças Gaúchas de Salão – que foi aprovada e incluída ao regulamento do festival.

“O Fegams carrega a essência da Carta de Princípios do movimento tradicionalista gaúcho, valorizando o folclore e a tradição gaúcha. É aberto aos visitantes (entrada franca) e acontecerá na sede do CTG Chama Crioula. Convidamos as famílias são-gabrielenses e todos os sul-mato-grossenses para este grande encontro da tradição gaúcha”, convida Vilso Tonetto, Patrão do CTG Chama Crioula.

A solenidade de abertura será às 19h desta quinta-feira, 16 de julho, no palco principal do CTG Chama Crioula. No sábado, 18 de julho, será realizado o fandango com Walther Morais e Grupo Criado em Galpão. A previsão para o encerramento e solenidade de premiação é para as 15h do domingo, dia 19 de julho.

Serviço – O  26º Fegams acontece de 16 a 19 julho sendo uma realização do MTG/MS e CTG Chama Crioula com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação  e Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste. O festival é aberto ao público e a entrada para as apresentações artístico-culturais é franca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS