Festa | Da Redação/Com Campo Grande News | 02/01/2014 11h51

Tradição de Chica Baiana volta em Folia de Reis e Festa do Boi Bumbá até dia 06

Compartilhe:

Música, cantos, pontos e ladainhas. A caminhada pelo vilarejo de Piraputanga traz na bagagem o resgate da tradição de Chica Baiana. Em janeiro, o distrito de Piraputanga retoma, depois de dois anos de pausa, a Folia de Reis e a Festa do Boi Bumbá.

Vinda da cidade de Engenho de Água Branca, foi em 1949 que Chica Baiana adentrou nas terras sul-mato-grossenses e fez do distrito de Piraputanga, seu lar e palco para a “Folia de Reis” e a “Festa do Boi Bumbá”.

Quem está hoje à frente do boi é o músico músico Rony Petersom, descendente da comunidade, que recebeu de Chica Baiana “o boi”, ou seja, a função de “continuar” e reacender a chama da festa que estava sendo apagada. Com recursos mínimos da própria comunidade, as festas foram realizadas em 2010 e 2011, mas por falta de infra-estrutura e dinheiro, ficou dois anos parada.

A programação começa dia 3 e termina na próxima segunda, dia 6, com a missão de resgatar e desenvolver uma prática cultural e popular que costumava acontecer no centro da vida social da comunidade baiana instalada em Piraputanga.

Além de trazer à tona um modo de produção coletiva de folguedos tradicionais que parecem estar em extinção no seio das comunidades, o resgate vai relembrar quem são, da onde vieram e celebrar a possibilidade de estarem juntos ainda.

A festa ganha agregados sul-mato-grossense, já que a iniciativa mistura a cena artística do Estado entre as raízes tradicionais baianas.

O ponto de encontro será a pousada central de Piraputanga, na avenida Getúlio Vargas, 290. Nesta sexta e sábado, acontecem das 16h às 19h, o ensaio musical com todos os interessados em aprender os cantos, pontos e ladainhas. No sábado mesmo, às 19h, começa a caminhada pelo vilarejo, com a "Folia de Reis". No dia seguinte, a andança é retomada nas comunidades Furna dos Baianos I e II e o encerramento das festividades será na segunda-feira, com a “Festa do Boi Bumbá".

As informações de hospedagem e detalhes da programação podem ser conferidos na página da produtora Ripa Na Chulipa, que realiza o evento e também pelo Facebook.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS