Festa | Danilo Galvão | 27/02/2013 16h08

Funk retorna ao Alemão após dois anos da UPP

Compartilhe:

Em evidência na Mídia devido a novela global Salve Jorge, o Complexo do Alemão teve um final de semana muito especial no dia 23 de Fevereiro. Isso porque, o local voltou a sediar oficialmente um Baile Funk, após dois anos da intervenção federal, que chegou a ter no início uma ocupação do Exército . Lek lek entre outros hits marcaram a festa que aconteceu na Comunidade Nova Brasília.

Criado na Década de 20 no Século Passado, a região hoje possui conforme dados do IBGE 400 mil pessoas. Devido a dificuldade de retomada do local por parte do Estado em Novembro de 2010, associado a diversas ações criminosas, trouxe junto a instalação das UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), a não autorização dos bailes. Era um aviso direto de Criminalização do Funk na visão do Poder Público, um ponto de vista ofensivo para produtores, artistas e moradores locais. 

Mais do que o retorno do Baile Funk a Comunidade mais populosa do Rio de Janeiro, a festa foi uma iniciativa pela paz. O evento fez parte do Programa Proximidade,  que conta com o apoio da Ong Afroreggae, e visa aproximar a Policia e moradores do bairro.Além disso, outros fatores são relevantes, como por exemplo, a geração de empregos que a indústria do Funk proporciona  de forma direta ao Complexo do Alemão e o acesso da população aos seus ídolos. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS