Festa | Da redação/ com Campo Grande News | 04/01/2015 22h23

Festa popular convida a celebrar herança cultural baiana

Compartilhe:

Janeiro é mês de celebrar tradição no distrito de Piraputanga, bem pertinho daqui, o que significa um programa e tanto, inclusive, para quem mora em Campo Grande. O Piraquilombo chega mais uma vez para resgatar a história dos baianos que há décadas construíram o lugar.
Chica Baiana foi quem trouxe para o município o colorido da Folia de Reis e a Festa do Boi Bumbá, em 1949. A comemoração ficou adormecida por um tempo, mas desde 2012 vem sendo resgatada.
Quando Chica perdeu as duas pernas por conta do diabetes, ficou debilitada e abandonou a tradição. Agora, o “boi” é responsabilidade do músico Rony Peterson, de 30 anos, descendente da comunidade que tem trabalhado duro para divulgar o evento.
São 11 dias de preparação, desde de 25 de dezembro, para em 6 de janeiro, Dia de Reis, a grande festa ocorra. Tudo é feito em comunidade, desde o preparo do boi até os ensaios das cantigas. O cortejo passa de casa em casa distribuindo alegria com muita roda de samba e ladainhas.
Rony abraçou a tradição.  (Foto: Catia Santos)Rony abraçou a tradição. (Foto: Catia Santos)“O que eu quero é que essa festa se torne parte do calendário oficial do Estado e que ela siga de maneira natural ao longo dos anos. Levando alegria para todos os lugares”, comenta Rony
A festa tem comida a vontade e muita manifestação artística pelas ruas de Piraputanga, tudo feito com o dinheiro arrecadado nos cortejos que antecedem a festa do dia 6.
A programação até lá ainda inclui café filosófico com Rangel Castilho, hoje às 15h. Amanhã o dia será de feira de artesanato e no dia 6 a comunidade é convidada a ajudar a decorar e depois festejar o Boi Bumbá.
O Calçadão do Seu Jorge será lugar oficial da festa, a partir de 19h horas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS