A data será homenageada com a celebração de missas na Igreja de Nossa Senhora de Caacupê, Pró-Catedral de Corumbá

"/>
Festa | Com Prefeitura de Corumbá | 02/02/2022 12h25

Corumbá celebra Dia de Nossa Senhora da Candelária; Padroeira do município

Compartilhe:

Hoje, 02 de fevereiro, Corumbá celebra o dia de Nossa Senhora da Candelária, Padroeira do município. A data é feriado municipal decretado pela Lei Municipal nº 985, de 15 de outubro de 1987. O Dia da Padroeira de Corumbá também está incluído no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, por força da Lei 5.438/2019.

Nesta quarta-feira, a data será homenageada com a celebração de missas na Igreja de Nossa Senhora de Caacupê, Pró-Catedral de Corumbá, ao longo do dia e a coroação de Nossa Senhora da Candelária.

Nossa Senhora da Candelária é um dos muitos títulos pelos quais a Igreja Católica venera a Virgem Maria, sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal apesar de sua aparência remontar às Ilhas Canárias (Espanha). A origem da devoção à Nossa Senhora da Candelária ou Nossa Senhora da Luz tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 02 de fevereiro).

De acordo com a tradição mosaica (lei de Moisés), as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo sacerdote, a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se.

Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria lhes dito: “Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo”,  (Lucas, 2, 29-33).

Com base na festa da Apresentação de Jesus e Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, para relembrar o fato. Com informações do blog rezairezairezai.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS