Festa | Da redação/com Diário Online | 07/08/2014 16h30

Bolivianos celebram Virgem de Copacabana

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Missa realizada na igreja Catedral de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá, para celebrar a padroeira da Bolívia, a Virgem de Copacabana marcou os festejos em homenagem a santa. A festa, em Corumbá é realizada há 13 anos e já se tornou uma tradição na cidade que faz fronteira com a Bolívia, reunindo fiéis brasileiros e bolivianos.

A cada ano, um devoto é escolhido para organizar os festejos que começam em Corumbá e terminam na cidade boliviana de Puerto Quijarro. Essas pessoas se chamam pasantes, ou festeiros, como são conhecidos do lado brasileiro. Este ano, o pasante foi Daniel Alvarez Villegas  - que em 2001 trouxe de Santa Cruz de La Sierra a imagem da santa como forma de agradecimento e devoção à Virgem – e o primo dele, Marcelo Alarcon Condori. Eles foram saudados pela comunidade na porta da igreja, no final da missa, com o derramamento de confetes sobre a cabeça numa forma de agradecimento pela festa preparada.

Muitos devotos fazem promessa com um período de duração que varia entre anos, entretanto, o que é prometido à santa, geralmente está ligado à perpetuação da festa. É que essas pessoas pedem proteção, prosperidade em troca de dançarem nos festejos da santa. “Trouxe a imagem para que ela nos acompanhe nessa terra longe, então, muitos compatriotas vieram para cá, para celebrar a data com os trajes tão pesados. Todos nós da Bolívia pedimos sua bênção, dia e noite trabalhamos e com a proteção de nossa mãe caminhamos, ela é muito milagrosa”, falou Daniel Villegas, que retornou como pasante para agradecer as bênçãos alcançadas. 

“Sou devoto desde 2002 e tenho uma fé muito grande na Virgem de Copacabana”, completou Marcelo Alarcon Condori ao Diário Corumbaense.

Procissão dançante

A cada 06 de agosto, data em que também se comemora a Independência da Bolívia, os festejos para a Virgem de Copacabana tomam conta de Corumbá, uma vez que depois da missa celebrada em espanhol, é dado início a uma espécie de procissão dançante pelas principais ruas da área central. Vários grupos percorreram o trajeto ao som da Morenada, dança folclórica tradicional boliviana.

Muitos devotos se deslocam da Bolívia até Corumbá para acompanhar o cortejo que começou com um ritmo cadenciado, evoluindo para músicas festivas, onde os dançarinos, vestindo variadas fantasias, fizeram a apresentação. “Há cinco anos sou devota de Nossa Senhora, pois ela é muito milagrosa, o que você pede, ela cumpre. Venho todos os anos a Corumbá para acompanhar a celebração”, disse Ana Aranciria.

“A virgem de Copacabana é para nós como Nossa Senhora Aparecida é para os brasileiros, então, é muito é muito importante que os irmãos brasileiros participem de nossa festa, pois estamos mostrando a nossa cultura”, explicou Felix Fuentes Gimenez, que trabalha nas feiras livres de Corumbá.

Nossa Senhora de Copacabana

A Basílica Nossa Senhora de Copacabana está situada na cidade de Copacabana, na Bolívia. É onde se encontra a imagem da santa, padroeira da Bolívia. A igreja foi construída no ano de 1550 em estilo renascentista e foi reconstruída entre 1610 e 1651. A reconstrução foi iniciada pelo arquiteto Francisco Jiménez de Sigüenza.

Para complementar a capela fechada, foi construída também uma capela aberta para cerimônias ao ar livre, como já era de costume para os indígenas. A igreja, continuou tendo ampliações, pois, com o passar dos anos, foi aumentando o número de pessoas que frequentavam a igreja, tanto católicos bolivianos e peruanos quanto visitantes do mundo todo.

A imagem da santa foi talhada por Francisco Tito Yupanqui, que era de linhagem real inca. Possui a pele morena como o povo da região e é enfeitada com várias joias preciosas, ouro e prata. O seu manto é trocado de tempos em tempos, assim como suas joias.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS