Festa | Da redação | 28/06/2016 14h31

Aluna da UEMS participa do Festival Cultural Mondo Estronho

Compartilhe:

Uma acadêmica do curso de Letras Bacharelado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, vai participar da terceira edição do Festival Cultural Mondo Estronho, que acontece de 30 de junho a 3 de julho, em Curitiba (PR). Adrianna Alberti ministrará a palestra “O Fantástico sob o prisma teórico de Todorov e Roas”, que faz uma análise do elemento fantástico em dois momentos diferentes, ligados a teóricos muito influentes nesse tipo de literatura. “A escolha de dois teóricos de momentos distintos foi para termos essa visão de desenvolvimento da área e do conceito de literatura fantástica”, comenta Adrianna.

Segundo a acadêmica, a definição do termo fantástico varia de acordo com o teórico que usa de referencial, mas em geral é o campo em que as obras literárias apresentam um elemento ou acontecimento sobrenatural que não pode ser explicado por vias racionais ou científicas. “Geralmente as narrativas são em ambientação próximas ao real para que o elemento sobrenatural ou fantástico se destaque”, explica Adrianna.

A apresentação é resultado da pesquisa PIBIC/CNPq “Representações do fantástico: vampiros”, orientada pelo professor doutor Fábio Dobashi Furuzato. A palestra de Adrianna será no próximo dia 02 de julho.

Mondo Estronho

O Festival Cultural Mondo Estronho acontece há três anos em Curitiba com exposições fotográficas, oficinas literárias, palestras, debates, lançamentos de livros, mostra de filmes e shows musicais. Todas as apresentações transitam no campo literário do fantástico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS