Feira | Da redação | 21/02/2017 10h31

Bistrô Eco Sol e Feira Orgânica são alternativas econômicas e alimentares na UFGD

Compartilhe:

Como alternativa para alimentação de estudantes e servidores, a UFGD possui o restaurante-escola Bistrô Eco Sol, um projeto de extensão da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) que transforma a produção de grupos incubados de Economia Solidária em refeições elaboradas e de alto valor nutricional.

Além do prato principal, sempre é oferecida salada à vontade com hortifrútis orgânicos, uma sobremesa caseira e um copo de suco natural. Um dos diferenciais é que, sempre que possível, o cardápio inclui alimentos típicos do Cerrado.

O Bistrô Eco Sol atualmente funciona às segundas e quartas-feiras, das 11h às 12h30, na ITESS, ao lado do Centro de Educação Infantil – Unidade 2. Há dias em que é possível comprar a refeição na hora, mas como a quantidade de refeições diárias é limitada a um número de 60, é recomendado reservar com antecedência, pelo telefone 3410-2896 ou pelo e-mail bistroecosol.ufgd@gmail.com.

O cardápio oferece opções como galinhada com pequi, escondidinho de carne ou frango, sobá, yakisoba, carreteiro, macarronada e feijoada. Para ficar por dentro das novidades, acesse a página do Bistrô.

É importante destacar que o restaurante trabalha o empreendedorismo e o empoderamento com as comunidades do assentamento Lagoa Grande e quilombolas do distrito de Picadinha para que elas possam se tornar autônomas e, posteriormente replicar esse projeto em suas comunidades.

Feira UFGD + Saúde

A comunidade acadêmica tem, ainda, outra possibilidade de adquirir produtos orgânicos. A “Feira UFGD + Saúde: Alimentos típicos e produtos orgânicos” também funciona às segundas e quartas, das 8h às 12h, no estacionamento do RU.

Provenientes de 08 trabalhadores de Picadinha, há produtos como alface, limão, couve, cenoura, abóbora, abacate, mel, dentre outros, com valores acessíveis.

Os salgados e bolos, que incluem alimentos feitos com fubá, mandioca e milho, agora são comercializados na cantina localizada no Centro de Convivência, durante os três períodos letivos.

Estas ações fazem parte do projeto UFGD + Saúde, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), que pretende desenvolver atividades em prol da promoção da saúde e melhor qualidade de vida tanto da comunidade interna da Universidade quanto das comunidades externas.

O projeto da feira conta com o apoio da Associação dos Produtores Orgânicos de MS (APOMS) e Consultoria e Assessoria Para a Agricultura Familiar (Secaf).

Economia Solidária

A Economia Solidária é um modo diferente de produção na qual os próprios trabalhadores são donos de seus negócios. Basicamente, as atividades econômicas são democráticas e autogestionadas, além de terem como princípio o consumo consciente e sustentável, com produções orgânicas e que não afetem o meio ambiente.

Ao invés de trabalhar à base da competição, empreendedores de Economia Solidária se utilizam da cooperação e lutam por uma mudança na sociedade, na qual o comércio não beneficie apenas grandes empresas ou latifúndios, mas que valorize também os pequenos produtores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS