Destaques | Com UFMS | 31/01/2020 09h19

UFMS do campus de Três Lagoas comemora 50 anos

Compartilhe:

O Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPTL/UFMS) comemora seus 50 anos de instalação. Localizado na principal cidade do leste sul-mato-grossense, uma das percursoras no ensino superior em Mato Grosso, o campus possui duas unidades que atuam na prestação de serviços educacionais, sociais e tecnológicos em Mato Grosso do Sul. Atualmente, o CPTL oferece 17 cursos de graduação e seis Cursos de Pós-graduação, distribuídos em duas unidades.

São 98 projetos de pesquisa e 46 projetos de extensão, por meio dos quais se desenvolve e socializa o conhecimento. O campus é composto de 2.736 acadêmicos, 183 docentes efetivos e 78 técnicos. Dentre os princípios do campus, está o ensino que se compromete com uma formação humanística e uma visão global.

História – Em 1967, o Governo do Estado de Mato Grosso criou o Instituto de Ciências Humanas e Letras. A unidade foi integralizada em 1969, por meio da Lei Estadual nº 2.947, com o surgimento da Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT).

O Conselho Estadual de Educação do Estado, pela Resolução nº 29/70, de 4 de abril de 1970, renomeou o Instituto de Ciências Humanas e Letras que passou a funcionar como Centro Pedagógico de Três lagoas, com a oferta dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática.

O primeiro concurso vestibular do Centro Pedagógico de Três Lagoas teve 246 inscritos e 288 aprovados. As primeiras aulas foram realizadas em março de 1970 nas dependências da Escola Paroquial “Bom Jesus”, cedida à época pelo município, para ser utilizada no período noturno, enquanto perdurassem as obras de construção da sede própria.

Depois da federalização da UEMT com a instituição da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Lei Federal nº 6.674 de 1979), o Centro Pedagógico tornou-se Centro Universitário de Três Lagoas (CEUL). Somente em 26 de fevereiro de 2000, com a aprovação do Estatuto da UFMS por meio da Portaria MEC n° 1.100, de 13 de julho de 1999, o então Centro Universitário de Três Lagoas passou a se chamar Campus de Três Lagoas (CPTL).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS