Destaques | Com Prefeitura de Bataguassu | 15/08/2020 08h58

Travessia fluvial de N.Srª dos Navegantes acontece neste sábado

Compartilhe:

Com o objetivo de manter viva a tradição da 72ª Celebração de Nossa Senhora dos Navegantes mesmo diante da pandemia da Covid-19, o município de Bataguassu através de realização da Comunidade Católica da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, no Distrito de Nova Porto XV, fará no dia 15 de agosto, a travessia fluvial da Santa até Presidente Epitácio (SP) sem a presença de fieis e tomando os devidos cuidados sanitários em prevenção ao vírus.

Após reunião entre administração municipal e o padre Marcos Paulo Fernandes, pároco da Paróquia São João Batista houve a informação de que a Santa sairá do Distrito de Nova Porto XV com destino a Epitácio na data [15/08], às 7h30 (horário de Brasília), em uma embarcação pequena, sem a presença e transporte de fieis, evitando a aglomeração de pessoas e respeitando as medidas vigentes no município no que se refere a prevenção à pandemia (uso de máscara, higienização das mãos).

"O objetivo da administração municipal é manter viva a tradição religiosa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes fazendo com que a Santa chegue ao Estado paulista pelas águas do rio Paraná. Com essa iniciativa pensada com muita cautela por ser um momento de pandemia, queremos manter uma festividade tradicional religiosa já inserida no calendário cultural regional e que é desenvolvida desde 1948", explica o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB).

Conforme a programação, chegando ao município vizinho, Nossa Senhora dos Navegantes desembarcará em uma área reservada em Epitácio (SP) e será transportada para a Paróquia São Jerônimo Emiliani. A imagem e representantes da igreja participarão da Santa Missa prevista para às 10 horas (horário de Brasília), sem a presença de fieis. A transmissão da solenidade em honra a Nossa Senhora dos Navegantes será feita pelo Facebook da Paróquia (@PascomParoquiaSaoJeronimo).

Às 11 horas (horário de Brasília), por sua vez, haverá carreata organizada pela Paróquia São Jerônimo Emiliani, finalizando na Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes (Vila Bordon / Tibiriçá) e retorno de Nossa Senhora dos Navegantes ao Distrito de Nova Porto XV.

Já no Distrito, às 14 horas (horário de Brasília), haverá a passagem da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelas ruas do Distrito de Nova Porto XV e do bairro da Reta A-1.

Já em Bataguassu, finalizando a programação da data, às 19 horas (horário de Brasília), haverá missa solene na matriz São João Batista, com transmissão pelo facebook da Paróquia (https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-S%C3%A3o-Jo%C3%A3o-Batista-Bataguassu-287917981863178/).

Este ano, como já informado pela administração municipal, a programação cultural/social do evento está cancelada.

A 72ª Celebração de Nossa Senhora dos Navegantes é uma realização da Prefeitura de Bataguassu com apoio da Câmara de Vereadores, Colônia de Pescadores Z-13 Nova Porto XV e Comunidade Católica da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS