Destaques | Com FCMS | 24/11/2019 07h13

Seminário celebra diálogo entre educação e cultura

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza de 25 a 27 de novembro o IV Seminário Estadual de Cultura e Educação - Epistemologia Decolonial: outros espaços de produção de conhecimentos, evento que celebra o diálogo entre profissionais de ambas as áreas. As atividades acontecem no Museu da Imagem e do Som e na Faculdade Novoeste, em Campo Grande.

Formulado com o propósito de promover o diálogo entre a Cultura e a Educação, o seminário reunirá professores, acadêmicos, arte educadores, educadores museais e artistas de Mato Grosso do Sul, propiciando um espaço de construção e disseminação de saberes pertinentes as diversidades culturais.

O Seminário Estadual de Cultura e Educação contará com palestras de renomados profissionais da educação: Lynn MarioTrindade, Jacques Henri Gauthier, Lucia Teixeira de Siqueira e Simone Rocha de Abreu.

Lynn MarioTrindade possui graduação em Linguistica - University of Reading (1977), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2006). É professor titular da USP. Tem experiência de Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, linguistica aplicada, língua estrangeira, letramento, critica literária e literatura pós colonial.

Jacques Henri Gauthier é graduado em Filosofia (1971) com mestrado em Filosofia (1978), em Lingüística (1982), em Ciências Políticas (1988) e doutorado em Ciências da Educação (1993). Professor titular - Ministere de L'education Nationale (França). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia da Educação e pesquisa inter e transcultural. Criador da Sociopoética, atua na epistemologia e metodologia da pesquisa, interculturalidade, filosofia da pesquisa, análise institucional e esquizo-análise e articulação entre transculturalidade, descolonização e espiritualidade.

Lucia Teixeira de Siqueira possui mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de pós-doutorado em Semiótica na Universidade de Limoges, na França (2002-2003). É professora titular da Universidade Federal Fluminense. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES - 2010-2017). Seus campos de atuação mais frequentes são a semiótica plástica e a semiótica sincrética.

Simone Rocha de Abreu é docente da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-doutora pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - 2019. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo. Mestre pelo mesmo programa. Especialista em História da Arte e da Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da UNESP/São Paulo (2005), bacharel em Artes Plásticas também pelo Instituto de Artes da UNESP/São Paulo (2004) e licenciada em Artes pelo Curso de Formação Pedagógica de Docentes do Centro Paula Souza.

Já o homenageado desta edição é Darwin Antonio Longo de Oliveira, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002). Como professor da UFMS contribuiu com a formação de vários artistas e arte educadores do Estado. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em arte, estética, pintura, desenho, história da arte e exprimir em arte.

Serviço: O evento será realizado nos dias 25 e 26 de novembro no Museu da Imagem e Som, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 e no dia 27 de novembro na Faculdade Novoeste, na Rua Rui Barbosa, 1792, Centro.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://seminarioculturaee.wixsite.com/fcms e são gratuitas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3316-9155.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS