Destaques | Da redação/com MS Notícias | 18/07/2014 16h42

Projeto Prosa e Segredo promove espetáculo no final do mês

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Com intuito de apresentar a Temporada 2014 do projeto Prosa e Segredo, a equipe Michelly Dominiq (autora e atriz), Rafael Bendô (músico), Fabiana Silveira (arte gráfica e projeto visual), Camila Jordão e Maíra Espíndola (iluminação) e Cátia Santos (Captação e edição áudio visual) promovem o lançamento do projeto Prosa e Segredo no dia 29 de julho, no teatro Aracy Balabaniam, seguido de uma oficina e espetáculo no dia 30.

No dia 29 de julho,  a apresentação será gratuita. Já no dia 30, será oferecida uma oficina de contação e a entrada custará um livro de histórias, a partir das 16h no teatro. A partir das 20h acontece o espetáculo aberto à comunidade e os ingressos custarão R$ 15,00 e R$ 7,50.

As pessoas interessadas em participar da oficina devem enviar nome completo e telefone de contato para o e-mail prosaesegredo@gmail.com. Para outras informações ligue 9131-7694

Prosas e Segredo

Com o objetivo de colocar em prática, a pesquisa de uma pedagoga e atriz que acredita na proposta de aliar o lúdico com a educação, utilizando como ferramenta a contação de histórias, nasceu o projeto Prosa e Segredo que possibilita que as famílias transmitam, pela oralidade, experiências adquiridas na vida aos descendentes e como forma de manifestação folclórica de um grupo.

Na primeira fase, iniciada em 2010, a autora, Michelly Dominiq fez uma intercâmbio cultural, nas cidades de seu Estado de origem, RN e nas cidades do Mato Grosso do Sul, passando por cidades como Mossoró, Macau, Currais Novos e Natal/RN e Bataguassu, Três Lagoas, Campo Grande/MS. Das histórias que ouviu, as mais curiosas foram publicadas em um livro de contos em 2012 com apoio de incentivos da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do SESC/MS e da Educação a Distancia UAB/UFMS, o livro intitulado ‘Prosa e Segredo…Histórias de Comunidade do Campo’.

Este ano, o projeto foi aprovado novamente no FIC e agora inicia a Temporada 2014, na qual serão realizadas oficinas de capacitação e espetáculos para educadores em geral, que trabalhem em contato com crianças e adolescentes. “Nosso trabalho consistirá na realização de cinco oficinas que serão promovidas nos municípios de Bodoquena, Jaraguari, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo e Ivinhema. Queremos apresentar aos professores a importância da contação de histórias para o desenvolvimento do aluno, apresentando técnicas, discutindo temas, enfatizando a importância dos contos folclóricos e tradicionais, buscando um alcance lúdico e pedagógico”, afirma Dominiq.

Entre as influências da pedagoga estão a obra do folclorista Câmara Cascudo (RN), da pesquisadora sul-mato-grossense Marley Sigrist (Chão Batido) e do psicólogo Bruno Bettelhim. “O mais gratificante do trabalho foi reunir o material pesquisado e promover uma intersecção entre as culturas sul-mato-grossense e nordestina”, apontou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS