Destaques | Da redação/com Assessoria | 22/10/2014 15h41

Projeto leva arte pra comunidades ribeirinhas do Estado

Compartilhe:
Serão realizadas 12 incursões fluviais da chalana pelo rio Taquari Serão realizadas 12 incursões fluviais da chalana pelo rio Taquari (Foto: Cesar Yuji Fujihara)

Campo Grande (MS) – As incursões fluviais do projeto “La vai uma chalana”, que levarão arte para doze comunidades do Estado, começam neste sábado (25 de outubro), em Coxim, com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura.

Ao longo de três meses o projeto La Vai uma Chalana levará atividades de música, dança, literatura, teatro e poesia realizadas através do grupo Trupe Pantaneira a comunidades ribeirinhas da região Norte do Estado ao longo do rio Taquari.

Serão realizadas 12 incursões fluviais da chalana pelo rio Taquari, partindo da Ponte Velha e chegando a Ilha do Governador, com paradas estratégicas para as apresentações culturais da Trupe Pantaneira, que realizará ao todo 120 performances.

A chalana também receberá pelo menos trinta passageiros a cada incursão. A bordo o público terá contato com o folclore da nossa cultura popular e pantaneira. O projeto estima receber cerca de 360 expectadores / passageiros ao longo dos próximos meses.

O projeto tem por objetivo resgatar e valorizar usos, crenças, costumes, mitos, lendas, cantorias e tradições regionais e proporcionar as comunidades o contato real com uma chalana pantaneira, um dos símbolos de nossa cultura sul-mato-grossense.

De acordo com o produtor cultural Ariel Albrecht, responsável pelo “Lá Vai uma Chalana”, o projeto proporciona o resgate dos valores essenciais da cultura, faz com que as pessoas tenham orgulho de ser quem são e passem a mostrar a cultura do Estado para outros povos.

“É uma expedição cultural festiva de troca cultural que envolve comunidades ribeirinhas de pescadores, de pequenos produtores rurais e artesãos que ainda vivem muito próximas dos movimentos históricos que originaram a expansão do oeste brasileiro”.

Serviço: O barco do projeto “Lá vai uma chalana” parte neste sábado (25 de outubro), às 8 horas da Praça do Flutuante, em Coxim.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS