Destaques | Da redação/com Assessoria | 22/10/2014 15h36

Projeto do MS é selecionado para programa da Oi

Compartilhe:

Campo Grande (MS) -  – O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, divulga os projetos selecionados em 2014 que vão compor o programa Oi Novos Brasis nos próximos dois anos. Em sua décima edição, o programa recebeu 598 inscrições de todo o Brasil, com projetos de desenvolvimento comunitário e ambiente e biodiversidade. No Mato Grosso do Sul, o projeto “As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros” da Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal, que prevê a industrialização dos doces caseiros, divulgação da biodiversidade,  promoção de cursos e vendas dos produtos, foi o projeto do Mato Grosso do Sul selecionado pelo edital. 

“Nesta edição, foram escolhidos 22 projetos, vindos das cinco regiões brasileiras”, declara José Augusto da Gama Figueira, Presidente do Oi Futuro. “O programa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, mais uma vez selecionando projetos alinhados à agenda da inclusão e da garantia e acesso de direitos, com propostas, em meio urbano e rural, que dialogam com todos os públicos alvo do programa.” 

A seleção, realizada por uma comissão julgadora, valorizou iniciativas que propusessem o uso de tecnologias da informação e comunicação e tecnologias de baixo impacto ambiental, e que estimulassem o trabalho colaborativo em rede e processos participativos. Os projetos selecionados combinam iniciativas voltadas ao fortalecimento da cidadania, à geração de trabalho e renda, à qualificação profissional, à educação ambiental e à construção de redes e plataformas de comunicação, entre outros objetivos.

O Oi Novos Brasis se consolidou como um programa de apoio a organizações sociais para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras que possam se tornar metodologias reaplicáveis em comunidades com características semelhantes às apoiadas pelo programa. Ao longo de dez anos, o programa já apoiou mais de 160 projetos socioambientais em todo o território nacional.

Abaixo, segue relação dos projetos que serão apoiados:

 

ACRE

Organização: Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular do Acre CDDHEP-AC

Projeto: Integrando direitos humanos e socioambientais

Objetivo: Desenvolver a comunidade rural da Vila Campinas em Plácido de Castro, integrando ações socioeconômicas, ambientais e culturais através da educação popular, com ações de geração de renda agroecológicas.

 

AMAZONAS

Organização: Associação de Moradores Agroextrativistas da Comunidade de Boa Esperança – AMABES

Projeto: Resgatando a Boa Hora da Castanha

Objetivo: Mapear castanheiras para promover a coleta e manejo de castanha em locais abandonados da floresta e proporcionar condições adequadas para as famílias se unirem nessa atividade.

 

BAHIA

Organização: Instituto Mata Branca

Projeto: Educando para Recaatingar

Objetivo: Promover a educação ambiental para incentivar as comunidades à prática da recuperação e preservação da caatinga, com a reprodução e plantio de mudas de plantas nativas.

 

CEARÁ

Organização: Agência de Desenvolvimento Econômico Local

Projeto: Jovem Empreendedor Rural

Objetivo: Contribuir para a inclusão socioprodutiva e a permanência no campo dos jovens do Território do Vale do Curu, no semiárido cearense, para que sejam atores de transformações sociais e econômicas positivas na agricultura familiar e promotores do desenvolvimento local.

 

Organização: Instituto Terramar de Pesquisa e Assessoria a Pesca Artesanal

Projeto: Rede Tucum – Tecendo Comunicação Solidária

Objetivo: Fortalecendo a comunicação e gestão do turismo comunitário entre os jovens, considerando aspectos produtivos, organizativos, culturais, sociais e políticos das comunidades.

 

ESPÍRITO SANTO

Organização: Associação Ateliê de Ideias

Projeto: Nós Amamos Laje

Objetivo: Criar canais para o reconhecimento e o compartilhamento da produção de cultura e de arte dos moradores e oito comunidades que formam o Território do Bem.

 

GOIÁS

Organização: Associação de Mulheres Rurais e Artesanais de Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino

Projeto: MAES - Modulos AgroEcológicos Sucessionais

Objetivo: Desenvolver a cadeia produtiva da agroecologia nos assentamentos de reforma agrária da região de Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino, resgatar e valorizar a autoestima e o saber da agricultora, reconhecer o papel da mulher camponesa e promover a biodiversidade.

 

MARANHÃO

Organização: Associação de Quilombos do Nordeste - AQUINE

Projeto: Quilombo Vivo

Objetivo: Capacitar mulheres quilombolas em gestão de empreendimentos da agricultura familiar nos temas: quintais agroecológicos, preparo e higienização da produção de alimentos da agricultura familiar, design das embalagens de produtos da agricultura familiar e gastronomia quilombola.

 

MATO GROSSO

Organização: Associação dos Moradores Agroextrativistas da Resex Guariba Roosevelt, Rio Guariba – AMORARR

Projeto: Saberes, cultura e sustentabilidade dos povos

Objetivo: Promover o fortalecimento das formas de representação, organização e inclusão social para a gestão de negócios sustentáveis e consolidação de alternativas econômicas que levem em consideração os saberes e condições tradicionais de uso da Floresta.

 

Organização: Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção

Projeto: Gerando conhecimentos socioambientais com TIC's

Objetivo: Sistematizar, divulgar e multiplicar conhecimentos socioambientais fruto das experiências realizadas nos últimos 10 anos pelas cinco entidades que compõem a Articulação Xingu Araguaia (AXA), através da implementação de ferramentas TIC colaborativas e da divulgação de experiências de reflorestamento.

 

MATO GROSSO DO SUL

Organização: Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal

Projeto: As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros

Objetivo: Industrialização dos doces caseiros, divulgar a biodiversidade, promover cursos e vendas dos produtos.

 

MINAS GERAIS

Organização: Associação Imagem Comunitária – Grupo de Pesquisa e Experimentação em Mídias de Acesso Público

Projeto: Centro de Mídias de Acesso Público (CMAP)

Objetivo: Implantar um centro de promoção do acesso de 30 grupos e movimentos culturais populares às mídias e oferecer cursos e oficinas por meio de plataforma online.

 

PARÁ

Organização: Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro

Projeto: Point Colibri de Comunicação

Objetivo: Capacitar e instrumentalizar 40 pessoas da comunidade de Outeiro, na faixa etária de 11 anos em diante, a divulgar nas redes sociais as ações promovidas pela associação e da comunidade em geral, estimulando a participação, o pensamento crítico e de solução das suas necessidades.

 

PARAIBA

Organização: Cunhã Coletivo Feminista

Projeto: Semeando cidadania no semiárido paraibano

Objetivo: Colaborar para que mulheres rurais, de comunidades tradicionais e associações comunitárias do Cariri Ocidental paraibano garantam seus e direitos e tenham acesso às políticas e serviços sociais básicos para suas comunidades.

 

PERNAMBUCO

Organização: Grupo de Informática Comunicação e Ação Local

Projeto: Meninas e Meninos da Alegria

Objetivo: Usar as tecnologias de informação para a comunicação e aprendizado de 1.400 crianças e adolescentes rurais das escolas municipais do campo de Glória do Goitá.

 

 

PIAUI

Organização: Instituto COMRADIO do Brasil

Projeto: Um olhar para a cidadania

Objetivo: Promover ações para a inclusão social do cego e ampliar o debate sobre acessibilidade a partir dos meios de comunicação, campanhas e eventos sobre a cidadania do cego, tendo como ponto de partida a formação profissional em Rádio e TV.

 

RIO DE JANEIRO

Organização: Associação Experimental de Mídia Comunitária

Projeto: APPs em rede - aplicativos que transformam

Objetivo: Ampliar as perspectivas de vida de jovens moradores de comunidades de baixa renda com ações de qualificação no campo do desenvolvimento de aplicações e sistemas para dispositivos móveis, apostando no uso das tecnologias de informação para construção de ferramentas que melhorem as condições de vida.

 

RORAIMA

Organização: Agência de Desenvolvimento Sustentável Socioagroambiental - ADLIS

Projeto: Jovem técnico agroecológico

Objetivo: Incentivar o desenvolvimento sustentável fortalecendo a participação dos jovens das comunidades do Território da Cidadania Sul de Roraima na troca de saberes socioagroambientais.

 

RIO GRANDE DO SUL

Organização: Programa de Apoio a Meninos e Meninas - PROAME

Projeto: Rede Informa - Estabelecendo cidadania

Objetivo: Garantir a efetivação de direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, potencializando a execução das ações compartilhadas em rede, possibilitando a disseminação da informação sobre os caminhos do atendimento e  as fragilidades da oferta de serviços no fomento de políticas públicas.

 

SANTA CATARINA

Organização: Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais

Projeto: Sabores da Roça

Objetivo: Fortalecimento da venda em Rede de Alimentos Agroecológicos no Território do Alto Vale do Itajaí, por meio da qualificação na organização produtiva, na estrutura de recepção-distribuição dos alimentos e na comunicação com os consumidores.

 

SÃO PAULO

Organização: Associação Cultural Comunitária Gaivota

Projeto: Rede de turismo ambiental comunidades tradicionais

Objetivo: Desenvolver o potencial do turismo ambiental nas comunidades tradicionais quilombolas da Fazenda e indígenas das aldeias Boa vista e Renascer de Ubatuba, unindo-as em rede e tecendo parcerias com foco em garantir sua subsistência e sustentabilidade ambiental.

 

TOCANTINS

Organização: Instituto Zerbini Sustentável e Solidário

Projeto: Construção de um novo tempo para o PA Água Branca

Objetivo: Construir um novo modelo de produção no PA (Projeto de Assentamento) Água Branca no qual agrega a produção de alimentos saudáveis consorciado com a proteção de nascentes e de APP's, a participação familiar (homens, mulheres e jovens), o uso de trabalho coletivo de produção (mutirão), a proteção do bioma Amazônia e Cerrado

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS