Destaques | Com Prefeitura de Três Lagoas | 24/01/2020 09h09

Maria Fumaça de Três Lagoas será restaurada depois de 40 anos

Compartilhe:

Uma das maiores marcas da história de Três Lagoas está recebendo um cuidado especial, como forma de preservação e resgate cultural. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está restaurando a Maria Fumaça, que ficará pronta para o aniversário de 105 anos de Três Lagoas.

“É gratificante estar em uma gestão que se preocupa com a identidade histórica de uma Cidade. Três Lagoas nunca teve essa preocupação, mas o prefeito Angelo Guerreiro se empenha manter a história e nos dá a oportunidade de cuidar de elementos tão importantes como a Maria Fumaça”, afirmou Rodrigo Fernandes, diretor de Cultura.

A Maria Fumaça está sendo restaurada no próprio pátio da N.O.B, onde está parada já há 40 anos e teve peças roubadas, “As pessoas roubam esse ferro até mesmo pra fazer churrasqueira”, comentou Rodrigo. “Agora estamos cuidando dessa peça histórica e de grande importância para os três-lagoenses”, completou.

A obra está sendo realizada pela Bergamo Construtora LTDA, com o auxílio de José Jorge Godoi, especialista em restauro de máquinas a vapor.

O prazo para a entrega é até junho de 2020, para a comemoração do aniversário da Cidade. “Queremos que a Maria Fumaça fique na Praça Ramez Tebet, para ser acessível à população que quiser estar perto e conhecer mais sobre como a nossa Cidade surgiu. Tudo foi entorno da ferrovia, então vamos resgatar isso nas pessoas”, concluiu o diretor.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS