Destaques | Com FCMS | 02/01/2020 12h31

Fic é lançado como resposta aos anseios da classe artística

Compartilhe:

“Hoje é um grande momento para a cultura de Mato Grosso do Sul. Atendemos hoje aos anseios de todo o segmento da cultura do Estado”. A diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, fez o anúncio por ocasião do lançamento do Edital do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS 2019) na tarde do dia 12 de dezembro, no auditório da Governadoria.

Prefeitos das cidades do interior, vereadores e representantes da classe artística do Estado estiveram presentes para prestigiar a retomada do edital. Serão 6 milhões de reais, sendo R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) destinados para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas de Direito Privado de Natureza Cultural sem fins lucrativos e R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) para Pessoas Jurídicas de Direito Público, ou seja, Prefeituras ou órgãos municipais de cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mara Caseiro enfatizou a importância do Fundo para incentivar a cultura do Estado. “Quando fui convidada pelo governador para assumir a pasta da Cultura, em janeiro deste ano, um dos primeiros pedidos do Fórum de Cultura foi restabelecer o FIC. Hoje, o compromisso que o governador assumiu, no início do ano, foi cumprido. São seis milhões em projetos culturais que estão sendo oferecidos. Eu não tenho dúvidas de que estamos cumprindo uma grande missão, para democratizar os recursos públicos na cultura de Mato Grosso do Sul”.

Representando a classe artística sul-mato-grossense, o diretor teatral Roberto Figueiredo, vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Mato Grosso do Sul (CEPC/MS), afirmou que o governador está realizando um sonho dos artistas e um desejo do Conselho de Cultura: “o FIC é uma conquista necessária à arte de Mato Grosso do Sul. Temos que apoiar as manifestações artísticas com muita responsabilidade. Este edital é uma luta da classe artística. Em Mato Grosso do Sul a arte e a cultura são importantes como política de governo. Gostaria, em nome do Fórum, de agradecer por este momento: Mato Grosso do Sul ser reconhecido como um Estado em que a produção artística é valorizada”.

Mário Krieger, prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, agradeceu em nome dos prefeitos do interior. “Governador, eu posso falar com orgulho, nós nunca tivemos a liberdade de vir aqui, num governo como o seu, desta grandeza, de ter acesso a um recurso como esse. Nos sentimos orgulhosos. Fico feliz quando existe esta convivência. Nosso muito obrigado aos prefeitos aqui presentes, ao governador e à Mara Caseiro”.

O governador Reinaldo Azambuja disse que gostaria que todas as cidades do Estado tivessem projetos inscritos no Edital. “Agradeço aos artistas pela paciência que tiveram para podermos retomar o FIC. A Mara Caseiro nos falou sobre a importância de darmos continuidade aos projetos culturais, anseio dos artistas do Estado. Atendemos agora ao pedido do Fórum de Cultura e fico feliz em poder retomar o FIC. Passamos por momentos difíceis mas superamos as dificuldades, superação fruto de todo um trabalho realizado. Peço a vocês que divulguem o edital em todas as cidades, em todas as regiões, para que possamos impulsionar a nossa cultura. Nós queremos que as 79 cidades do Estado participem dos editais da Fundação de Cultura. Que a gente possa despertar e apoiar os grandes talentos culturais que temos em Mato Grosso do Sul”.

Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, a partir das 8 horas, será realizada uma capacitação, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, para Esclarecimento e Elaboração de Projetos sobre o Edital do Fundo de Investimentos Culturais – FIC. A capacitação aborda os mecanismos de incentivo à cultura e os aspectos fundamentais na elaboração de um projeto cultural, desde sua criação, execução e finalização.

O edital do FIC 2019 será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 13 de dezembro de 2019. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 15 de dezembro de 2019 até o dia 05 de fevereiro de 2020.Dúvidas e esclarecimentos pelo telefone (67) 3316-9324.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS