Destaques | Com Prefeitura de Aquidauana | 16/11/2019 11h11

Encontro de Comitivas destaca a cultura e a gastronomia pantaneira

Compartilhe:

Ao som da boa música sertaneja, centenas de pessoas curtiram o domingo, 10, no Parque da Lagoa Comprida, prestigiando o 5º Encontro de Comitivas de Aquidauana, saboreando o arroz carreteiro, caribel, farofa de porco, feijão e macarrão tropeiro e dançando um animado baile carapé.

O prefeito Odilon Ribeiro, acompanhado do secretário municipal de Cultura e Turismo – Humberto Torres, esteve presente no evento, agradecendo a cada comitiva que se deslocou para participar do encontro e ao público que esteve prestigiando, fazendo valer a iniciativa de promover o encontro como opção de lazer e cultura na cidade.

“O Encontro de Comitivas caiu no gosto da população. Aqui dá para chegar, curtir esse ambiente natural com a família, almoçar uma comida pantaneira saborosa e dançar um baile carapé. Lazer e cultura pantaneira no coração da nossa cidade. Parabéns à SECTUR pela organização, às comitivas pela participação e muito obrigado ao povo por prestigiar essa festa”, destacou o prefeito Odilon.

As comitivas, no sábado, 09, já estavam na Lagoa Comprida preparando os apetrechos, montando toda a estrutura necessária para bem atender ao público, que esse ano fez aumentar em 15% a venda dos pratos, sendo comercializados até o final do evento, 786 refeições nas comitivas. O valor dos pratos foi fixado em R$ 15,00 e a quantidade e o sabor era de satisfazer todos os paladares.

No evento o tradicional baile carapé ficou sob a animação do grupo “Nosso Balanço” e “Grupo de Tranco e Vaneira” e quatro comitivas participaram dessa edição: Boca da Onça, Transporte Bruto I, Lagoa dos Bobos e Ponto Expresso.

O 5º Encontro de Comitivas de Aquidauana foi realizado pela Prefeitura de Aquidauana, com coordenação geral da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) em parceria com as comitivas aquidauanenses e apoio do Governo do Estado por meio das Fundações de Turismo e Cultura de MS.

Ao realizar o 5º Encontro de Comitivas, no Parque Municipal da Lagoa Comprida, a Administração Municipal busca proporcionar horas de lazer e entretenimento para a população local e seu entorno, assim como turistas e visitantes, com o propósito de fomentar a gastronomia regional, evidenciando a culinária pantaneira, por meio de um evento que é gerador de fluxo turístico e de renda para a cidade.

CONCURSO

Valendo o certificado com o título de melhor comida de comitiva da 5ª edição do evento, a SECTUR promoveu durante o evento o Concurso de Comida de Comitiva, com vários jurados que visitaram todas as comitivas, degustaram aos pratos e votaram levando em conta os requisitos: sabor, ingredientes tradicionais, organização da cozinha/utensílios e apresentação.

Ao final, a classificação do concurso ficou assim: 1º lugar – Transporte Bruto I (11,6 pontos); 2º lugar – Boca da Onça (109,6); 3º Ponto Expresso (106,9); e 4º Lagoa dos Bobos (101,5).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS