Exposição | Da redação | 18/03/2019 11h33

UFGD traz a Dourados exposição de arte científica 'Nano Arte'

Compartilhe:

A UFGD, por meio do projeto de extensão 'Exposição Científica e Artística', realiza a Exposição de Arte Científica “Nano Arte” dias 27, 28, 29 e 30 de março, entre 13h às 21h, no Shopping Avenida de Dourados.

A exposição de quadros com imagens de materiais nanométricas revela a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e estimula a curiosidade científica. As imagens são ampliadas e colorizadas em computador com os propósitos despertar o desejo dos jovens a se tornarem cientistas de mergulhar nesta área ainda pouco explorada.

A "Nano Arte" é uma expressão artística recente, surgida com a nanotecnologia, integrando ciência e arte. As imagens de materiais nanométricos captadas dos materiais pesquisados são ampliadas e colorizadas em computador com os propósitos revelar a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e de popularizar e estimular a curiosidade científica.

A missão dos pesquisadores é realizar a difusão do conhecimento, enxergando na Nanoarte uma forma de divulgar a ciência de forma lúdica. A exposição foi criada pelos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/UFSCar) Rorivaldo Camargo, Daniela Caceta e Ricardo Tranquilin, sob a coordenação do professor Elson Longo. As imagens da exposição são de materiais cerâmicos, metais e polímeros que foram sintetizados no laboratório pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF.

A Nanoarte já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos (SP), Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha), Romênia e Tel Aviv (Israel). As imagens já receberam prêmios internacionais pela qualidade artísticas do trabalho.

A Exposição também acontecerá no Auditório Central da Unidade 2, através de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Química do Centro Oeste. A organização é do professor visitante doutor Luiz Fernando Gorup, vinculado à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET/UFGD). Informações pelo e-mail: lfgorup@gmail.com

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS