Exposição | Da redação | 16/04/2018 09h57

Sesc Cultura abre as portas com exposição de Edson Castro

Compartilhe:

Um dos artistas plásticos sul-mato-grossenses mais notáveis da contemporaneidade, o corumbaense Edson Castro, que está radicado em Paris desde 2009, inaugurará a galeria de artes visuais da nova unidade Sesc Cultura, que abre as portas em abril. A vernissage será no dia 26 de abril, às 19 horas.

Pela primeira vez em Campo Grande, Edson Castro realizará o happening que apresentou em Paris, embalado pela música do grupo de jazz El Trio e pelos movimentos da bailarina Júlia Aissa, no dia 03 de maio, às 19h30. “O happening para mim é uma possibilidade de atingir uma outra atmosfera com a bailarina e os músicos. Eu trabalho sobre os tons dos músicos e tento eternizar os movimentos da bailarina. É uma sintonia, é uma possibilidade de unir as artes – movimentos, cores e sons. É uma transgressão. O expectador que presenciar isso ao vivo – a construção de uma obra de arte com música e dança verá algo que não é deste mundo”.

O público terá a oportunidade de ver um trabalho que geralmente ocorre de forma solitária, com uma criação artística ímpar, envolvendo a sintonia nutrida mutuamente pelo movimento das diferentes linguagens, em total entrega criativa. A mostra de Edson castro contempla ações formativas durante os três meses em que ocorrerá: maio, junho e julho. A visitação será sempre de terça a sábado, das 10h às 20 horas.

Outro momento importante é o bate-papo Arte e psicanálise sobre a obra de Edson Castro que estará junto da crítica de arte Maria Adélia Menegazzo e da psicanalista em formação Denise Vasconcelos. Será no dia 08 de maio, às 19 horas. No dia 24 de maio, Priscilla Pessoa, que é docente dos cursos de Artes Visuais da UFMS e mestre em Estudos da Linguagem, conduzirá a palestra “O gesto e a pintura: apontamentos históricos”, com início às 19 horas.

A palestra parte da mostra do artista sul-mato-grossense Edson Castro para situar sua proposição de abstração gestual dentro de um longo percurso histórico em que, dentro de vários momentos e lugares, podemos identificar artistas que através do gesto expressivo realizam sua produção em pintura. Das paredes de cavernas às telas modernistas podemos observar vários exemplos da comunhão gesto+pintura, e é através desses recortes que propõe-se um breve passeio histórico pelo tema.

Por fim, o circuito terá programação especial para crianças aos sábados durante os três meses de exposição, sempre às 15 horas. As oficinas se darão por meio de ações fundamentadas nas brincadeiras, na dança, e no desenho gestual e são voltadas às crianças a partir de 4 anos, acompanhadas de seus responsáveis.

“A alienação regional desintegra sempre o que é aparentemente novo. Fico feliz pelo convite do Sesc para mostrar as minhas novas produções aqui no meu Estado. Sou corumbaense, Wega Nery é corumbaense, Manoel de Barros, meu amigo, escolheu falar de Corumbá. Eu acredito realmente que quem nasce ao lado da água tem um olhar diferente. É importante que as instituições de fomento às artes, como o Sesc enxerguem esses olhares… o que há de real valor nas artes do Estado e tragam à público. É de grande importância que o Sesc faz porque busca as artes que terão real impacto na formação da platéia, ou seja, arte que tenha valor estético reconhecidamente aqui e em qualquer lugar do Brasil e do mundo”, resume o artista.

A nova unidade do Sesc fica no histórico prédio do exército, tombado pelo patrimônio estadual, localizado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. O Sesc Cultura tem como objetivo fomentar e fortalecer a difusão da cena cultural em Mato Grosso do Sul. Um destaque no prédio é a obra de Isaac de Oliveira que leva cor e beleza ao espaço, trazendo a marca registrada da Capital, os Ipês.

Serviço – A participação nas ações da mostra de artes plásticas de Edson Castro é aberta ao público. O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS