Não se sabe a identidade do homem e nem o motivo do ataque ao quadro, que já sofreu outras tentativas de dano ao longo da história

"/>
Exposição | Ayanne Gladstone | 31/05/2022 10h21

Quadro de Mona Lisa ganha uma “tortada” de homem disfarçado com peruca

Compartilhe:

O quadro de La Gioconda, conhecida como Mona Lisa, uma das pinturas mais famosas de Leonardo da Vinci, foi atacado por um visitante no último domingo (29). De acordo com informações do jornal El País, um homem disfarçado com uma peruca de senhora e cadeira de rodas teria jogado uma torta sobre a pintura, que está exposta no Museu do Louvre, em Paris.

Segundo o relato de alguns visitantes que estavam no local durante o incidente, a polícia expulsou o homem do local e os funcionários realizaram a limpeza. Não se sabe a identidade do homem e nem o motivo do ataque.

A obra não sofreu nenhum dano porque está protegida por uma placa de vidro.

Histórico

Em 1911, o quadro foi roubado pelo italiano Vincenzo Peruggia e foi resgatado após dois anos. Peruggia trabalhou no Louvre em 1910 e planejou o roubo da obra por meses. Ele mesmo colocou uma porta de vidro para a proteção do quadro e, após se desligar do local, utilizou seu antigo uniforme de trabalho para entrar no museu e roubar a pintura. As autoridades realizaram uma busca de dois anos à procura de Mona Lisa e deteve diversos artistas como suspeitos pelo crime. Entre eles, o poeta vanguardista Guillaume Apollinaire, e Pablo Picasso, o famoso pintor espanhol. Mais tarde, os dois artistas foram inocentados e libertados.

Em seu depoimento, Peruggia declarou que a motivação do roubo era patriota, porque ele achava que o imperador Napoleão havia roubado o quadro da Itália. No entanto, o rei Francisco I comprou Mona Lisa no século 16.

Em 1956, a pintura sofreu dois ataques. O primeiro foi com um ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro, e o segundo com uma pedra, que também causou um pequeno dano a pintura.

Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou danificar Mona Lisa com uma tinta spray vermelha.

Em 2009, uma turista atirou uma xícara em direção ao quadro e danificou o vidro de proteção.

Quadro de Mona Lisa

Uma das teorias para a construção da obra de Mona Lisa é a de que um nobre instalado em Florença havia encomendado o quadro de da Vinci. Viúvo duas vezes, Francesco del Giocondo se casou em 1495 com uma jovem mulher de nome Lisa. No entanto, outra teoria afirma que a jovem dama representada por da Vinci é a favorita de Giuliano de Medici, líder da República Florentina.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS