Exposição | com CG Noticias | 02/03/2023 12h53

Pinturas inspiradas no cotidiano pantaneiro são destaques de exposição

Compartilhe:

De 01 a 15 de março, acontece a primeira exposição de 2023 dos projetos contemplados no I Prêmio Ipê de Artes Visuais. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e traz nesta edição, dois artistas que retratam em detalhes o cotidiano sul-mato-grossense em suas obras: Lúcio Larangeira e Maurício Saraiva.

Lúcio Larangeira teve seu primeiro contato com o mundo das tintas e das artes através do trabalho em uma agência de comunicação visual. Criado na Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, o artista trouxe de suas memórias a inspiração para suas obras. Seus quadros representam vilarejos, animais como tuiuiús e cavalos e festejos típicos da região.

A obra de Lúcio é marcada pela arte naif, caracterizada por ser popular e espontânea. “Gosto de usar cores vivas e de fazer uma brincadeira com os animais em minhas pinturas, em que eles são representados praticando esportes, tocando instrumentos, em situações divertidas”, afirma.

Famoso por seus painéis coloridos, Maurício Saraiva começou a desenhar aos 10 anos, mas foi adulto que fez um curso de pintura em tela, percebeu que tinha talento e decidiu se profissionalizar. Desde então, o artista participou de diversas exposições individuais e coletivas.

A temática da natureza é o ponto forte das obras de Maurício. “Nossa região é muito rica e paradisíaca, por isso escolhi pintar a fauna e flora pantaneira. O tema regional me encanta, especialmente as paisagens e os animais símbolos do Pantanal como as araras e as capivaras”.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, a exposição é uma forma de reconhecer o talento dos artistas e promover o acesso das artes visuais à população. “Realizar a exposição dos vencedores do Prêmio Ipê é importante não apenas para a valorização do artista, mas também para que o público visite e aprecie as obras, promovendo o lazer e a circulação da produção artística regional”, destaca.

O vernissage da exposição aconteceu nesta quarta-feira (01) com participação de apreciadores das artes visuais. “Vim prestigiar dois artistas que eu gosto muito e que tem um trabalho muito especial. Parabenizo a Prefeitura e a Sectur pelo projeto. Nossa cidade necessita muito destes espaços para que a arte seja difundida”, afirmou Lúcia Montserrat, artista e professora.

A exposição dos artistas Lúcio Larangeira e Maurício Saraiva acontece de 01 a 15 de março, na Galeria de Vidro, dentro da Plataforma Cultural (Avenida Calógeras, 3015 – Centro). A entrada é gratuita.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS