Exposição | O Povo Online | 07/01/2021 09h44

Mulheres artistas da Argentina e do Brasil realizam exposição 'Una(S)+'

Compartilhe:

A exposição “Una(S)+” nasceu a partir do intercâmbio entre Brasil e Argentina, derivada da instalação “Fiz das Tripas, Corazón”, de 2019, da artista portenha/carioca Ileana Hochmann. Na ocasião, Hochmann convidou a curadora Maria Arlete Gonçalves para ajudá-la a selecionar obras dos dois países. Agora, no próximo dia 13, a parceria chega ao Rio de Janeiro com mais força: com direito à performances e novas instalações. Mais de 80 artes ocuparão o prédio do Centro Cultural Oi Futuro, no bairro do Flamengo.

A mostra não se restringe às salas expositivas e se espalha também pelas escadas, pátio externo, cobertura, térreo e elevador. Originalmente programada para maio de 2020, adiada duas vezes devido a pandemia do novo coronavírus, agora contempla também produções feitas em meio ao isolamento social.

“Entramos em contato com as artistas e elas começaram a produzir muito e usar novas linguagens, uma vez que estavam afastadas de seus ateliês, mas explorando todas as possibilidades possíveis dentro de suas casas”, conta Gonçalves.

As artistas do Brasil com obras presentes são: Ana Carolina Albernaz, Bete Bullara, Bia Junqueira, Carmen Luz, Denise Cathilina, Evany Cardoso, Nina Alexandrisky, Regina de Paula e Tina Velho. Já da Argentina: Fabiana Larrea, Ileana Hochmann, Marisol San Jorge, Milagro Torreblanca, Patricia Ackerman, Silvia Hilário.

“Apesar de perto, estamos culturalmente muito distantes de nossas hermanas e a mostra tem também esse papel”, avalia a curadora.

O objetivo é fazer um resgate histórico do papel da mulher na arte. “Houve um apagamento da presença feminina, mas as mulheres sempre fizeram muito e nosso intuito é mostrar essa produção contemporânea”. Para Arlete Gonçalves,as mulheres estavam nos museus, mas sempre sob o olhar masculino: ora como musa, ora como santa, ora como prostituta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS