Memes são tema da nova exposição online do Sesc Pompeia

"/>
Exposição | Com Diogo Marins | 07/07/2021 11h06

Memes são tema da nova exposição online do Sesc Pompeia

Compartilhe:

Memes podem ser micronarrativas capazes de infiltrar e minar narrativas consolidadas: essa é a ideia central da mostra Combater ficção com ficção, que está em cartaz no ambiente digital , do Sesc Pompeia. A mostra exibe ao público postagens de imagens, vídeos e textos do acervo do Instagram @ newmemeseum , perfil anônimo criado no final de julho de 2020 que aborda, com humor e ironia, situações da arte e do campo cultural brasileiro. O acesso pode ser feito por meio do site anexa.sescsp.org.br/oficio .

Uma das principais motivações da criação do perfil @newmemeseum foi o desejo de refletir, com humor e ironia, os mecanismos adotados para sobreviver no/ao mundo da arte e, também, sobre os mecanismos impostos pelo mundo da arte, muitas vezes opacos e incompreensíveis à primeira vista.

"Frequentemente os memes criados versam sobre experiências pessoais e, nesse sentido, talvez o perfil seja um exercício de autocrítica, pois é importante criticar os problemas e injustiças do contexto ao qual estamos inseridos, mas também é importante reconhecer e criticar os nossos gestos que contribuem para a manutenção desse contexto", afirma Clarissa Diniz, pesquisadora em artes visuais convidada a escrever sobre o projeto.

A mostra dá continuidade ao projeto 'Ofício:', iniciado em 2019 com o propósito de apresentar e investigar práticas do fazer artístico. Dessa vez, o Sesc Pompeia oferece ao público quatro mostras digitais de artistas que exploram o uso da internet como suporte para a produção de suas obras, sendo Combater ficção com ficção a primeira delas. O conjunto de obras compõe o 'Ofício:web' e será disponibilizado pelo ambiente virtual , espaço proposto pelo Sesc Pompeia dedicado a essas experimentações artísticas.

As próximas mostras são assinadas pelas criadoras digitais Roberta Carvalho (de 17/8 a 27/9), Aleta Valente (de 28/9 a 8/11) e Raquel Kogan (de 9/11 a 20/12). Faz parte da função social da arte convocar, sair às ruas, hackear, ficcionalizar e experimentar a linguagem. Ao conceder visibilidade a tais manobras de desestabilização, o Sesc contribui para o processo socioeducativo de forma crítica e investigativa, propiciando novas esferas públicas de discussão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS