Exposição | Com CG Noticias | 29/11/2023 10h35

Galeria de vidro recebe exposição de contemplados em premiação

Compartilhe:

Teve início na segunda-feira (27), a exposição dos contemplados no 1º Prêmio Ipê de Artesanato. O evento realizado pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) conta com a participação de mais de 80 artesãos, que expõem trabalhos dos mais diversos estilos

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, o evento é uma oportunidade de valorizar os artesãos da capital e promover o alcance de sua arte aos munícipes. “O Prêmio Ipê de Artesanato nasceu com essa proposta de fomentar novas produções na área do artesanato e contribuir com a manutenção das atividades de coletivos e artistas de Campo Grande, então, é de suma importância que além da premiação, estes artistas tenham espaço para mostrar o seu trabalho”.

O Pantanal e a Cidade Morena são as temáticas de destaque das produções dos artesãos. Jonas Ferreira Caminha, desenvolveu uma releitura do bioma pantaneiro com argila, bucha vegetal e miniaturas de animais. “A minha inspiração para criar este trabalho foi a fauna e flora exuberante do nosso Pantanal. Estou muito contente em ter sido um dos contemplados neste prêmio e espero que seja o primeiro de muitos”.

Utilizando o mesmo tema, a artesã Kamila de Souza Leite elaborou peças em macramê, tecelagem e modelagens em argila que remetem aos animais pantaneiros, especialmente às aves e peixes. “Trabalho com artesanato há mais de dez anos e foi muito bacana ter participado da premiação e agora desta exposição. Estes projetos valorizam a nossa identidade e estimulam a criatividade para criarmos peças exclusivas”.

O ipê, árvore de Campo Grande que empresta nome à premiação, também marcou presença na exposição. “Sou origamista há mais de 30 anos e precisei desenvolver um origami exclusivo para a flor de ipê, pois ainda não existia. Os galhos foram feitos com troncos de laranjeira e também criei uma técnica para deixá-los nesta cor. Estou muito satisfeito em participar desta exposição”, afirmou Elder Alves Severino.

A exposição dos contemplados no 1º Prêmio Ipê de Artesanato acontece até o dia 27 de dezembro na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural. A cada semana, serão expostas obras de novos artesãos.

Confira os participantes de 27 de novembro a 6 de dezembro:

Regiane Ribeiro Rosa
Eugênia Laura de Oliveira
Graciana Ajala Paiva Cruz
Jonas Ferreira Caminha
Rosimeire Moura Aguirre
Valdice Souza dos Santos
Gisele Ferreira Fraga
Kamila de Souza Leite
Odirmo Coimbra
Izaura Marim Chaves
Terezinha Fabris
Helaine Paredes D’Avilla
Maria Aparecida Prado
Luzinete Ferreira Simões
Alice Salles Trouy
Leslie Bassi Gaffuri
Janaina Bassi Gaffuri
Maria de Lourdes Pedron Nascimento
Luciene Lopes Teixeira
Elder Alves Severino
Adenir Marim Bogalho

Serviço:
Evento: Exposição de Contemplados no 1º Prêmio Ipê de Artesanato
Data: de 27 de novembro a 27 de dezembro
Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Galeria de Vidro na Plataforma Cultura (Avenida Calógeras, 3015, Centro)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS